Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Presidente do Sousa discorda de mudanças no Campeonato Paraibano de Futebol 2021

Esporte

Presidente do Sousa discorda de mudanças no Campeonato Paraibano de Futebol 2021

Único clube a não participar da reunião que trouxe as primeiras deliberações do Campeonato Paraibano de 2021, o Sousa ficou na bronca com as decisões tomadas pelos clubes e pela Federação Paraibana de Futebol (FPF). Horas após o término da reunião da última quinta-feira, o presidente do Dinossauro, Aldeone Abrantes, se manifestou nas redes sociais para criticar a federação pelo que ele mesmo classificou como “decisão pouco inteligente”.

Em entrevista ao ge neste último sábado, o dirigente explicou que tentou participar da reunião por videochamada, mas que não conseguiu acesso. Ele criticou a diminuição de times do estadual – de 10 para oito -, o começo da competição já no dia 10 de fevereiro de 2021 e, por fim, reclamou do cancelamento da 2ª divisão de 2020.

– Onde foi que deu certo estadual com oito clubes? Estamos nos nivelando ao que há de pior no futebol brasileiro. O Rio Grande do Norte é um exemplo. Chegaram a ser Série A, definharam o campeonato e hoje estão pensando na Série D. O Piauí se acabou da mesma forma e nós estamos indo a passos largos para continuar sofrendo – disse Aldeone Abrantes.

Além de citar a experiência negativa em outros estados, Aldeone aproveitou para criticar também o cancelamento da 2ª divisão do Paraibano de 2020 – que foi justamente o que abriu precedentes para realização do estadual com oito times em 2021. É que, na visão do dirigente, o futebol, enquanto instrumento democrático, tem que dar espaço para outros clubes; portanto, para ele, a não realização da divisão de acesso, aliada à manutenção de apenas oito clubes na elite, vai de encontro a esse pensamento.

– Futebol é um esporte democrático. Estamos involuindo para isolar geograficamente o futebol do resto do estado. A solução era ter feito a segunda divisão com portões fechados. Essa ideia de diminuir o número de clubes vem desde Amadeu (ex-presidente da FPF) e tem Otamar como grande aliado no pensamento – criticou o presidente sousense.

Outro assunto que não ficou decidido, mas que foi projetado na reunião, foi a data de início do Paraibano de 2021. A FPF e os clubes escolheram o dia 10 de fevereiro do próximo ano para começar a competição. Data que não foi bem digerida pelo mandatário sertanejo, que mais uma vez teceu críticas à decisão da federação e das agremiações.

– Primeiro vou exigir dos legalistas uma posição, já que no calendário da CBF fala do dia 28 (de fevereiro). Outro fator é econômico. A crise (financeira em decorrência da pandemia) precisa de tempo para ser administrada. Acho que dia 20 (de fevereiro) seria razoável – argumentou Aldeone.

Devido à intenção da federação e dos clubes de iniciar o estadual no dia 10 de fevereiro de 2021, o arbitral da competição deve acontecer até, no máximo, o dia 8 de dezembro deste ano. Estão aptos para a reunião todos os clubes que têm participação garantida na elite do estadual do ano que vem: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e Treze.

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO