Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Em Cajazeirinhas e São José do Brejo do Cruz a quantidade de votantes foi maior que a população

Política

Em Cajazeirinhas e São José do Brejo do Cruz a quantidade de votantes foi maior que a população

Há um fenômeno ocorrendo em algumas cidades paraibanas que desfia a lógica matemática. Em 13 municípios do Estado, a soma dos votos dados aos candidatos supera em muito o número de habitantes. E a menos que alguém com poder divino esteja realizando o milagre da multiplicação dos eleitores, o fato soa como indicativo de crime eleitoral.

Os votos válidos são mais volumosos que a população em 13 municípios. Quando se pega o plano geral, levando em contato o número de eleitores, são 31 os municípios paraibanos que têm mais eleitores que habitantes.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a distorção entre número de habitantes e eleitorado não quer dizer que haja fraude. Isso ocorre porque o conceito de domicílio eleitoral é muito amplo. As pessoas podem votar onde moram, trabalham ou veraneiam. É admitido também o domicílio eleitoral afetivo e familiar. Já houve caso em que as cortes superiores admitiram domicílio tumular.

MÉDIO PIRANHAS – Em duas cidades da micro região localizada dentro do Sertão do Estado, Cajazeirinhas e São José do Brejo do Cruz, as urnas reelegeram os atuais prefeitos, Assis Rodrigues pelo Podemos e Ana Maria do PL, respectivamente.

Por lá, as urnas tiveram mais eleitores do que habitantes na cidade.

O último cadastramento dos eleitores nos municípios foi encerrado em 2018.

Município                            Habitantes      Votos válidos            Diferença

Cajazeirinhas                         3.205                         3.331                   126

São José do Brejo do Cruz           1.811                1.885                    74

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO