Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Catolé do Rocha e São Mamede estão há vinte anos sobre o comando do mesmo partido

Política

Catolé do Rocha e São Mamede estão há vinte anos sobre o comando do mesmo partido

Um levantamento feito pelo portal de notícias G1 revela que 76 municípios elegeram o mesmo partido para a prefeitura em todas as cinco eleições realizadas desde 2000. Em 2020, após 20 anos, 60 municípios dessa lista ainda têm candidatos a prefeito da mesma sigla. O tempo no poder pode chegar a 24 anos. Entre os municípios identificados está, inclusive, uma capital: Teresina, no Piauí, onde o PSDB é eleito para a prefeitura desde 1992.

O MDB e o PSDB comandam o maior número dessas cidades, embora outras seis siglas também apareçam no levantamento. São 22 cidades governadas pelo MDB há no mínimo 20 anos. Sob o domínio do PSDB há, no total, 18 cidades.

Em seguida vêm PP (12), DEM (8), PTB (6), PT (3) e PSB (2). O levantamento considera o partido do prefeito eleito em cada eleição e também as mudanças de nome das siglas. Atualmente há 33 partidos registrados no TSE e outras 77 siglas estão em processo de formação. Dos 33 partidos em funcionamento, 22 já existiam em 2000.

Para a cientista política Marta Mendes da Rocha, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, a situação encontrada nesses municípios é uma exceção. Ela afirma que houve “enorme renovação” nas prefeituras em 2016 e que a continuidade “está longe de ser a regra”, já que há “muita alternância”.

“De fato, esta é uma exceção no cenário muito competitivo das eleições municipais no Brasil. É difícil saber quais são as causas do predomínio de um único partido na prefeitura por tanto tempo. Pode ser consequência de uma boa administração dos gestores e gestoras do partido, de um cenário em que a disputa é muito desequilibrada a favor de um partido, família ou grupo e no qual os desafiantes têm poucas chances”, afirma.

“A política local no Brasil é muito diversificada, não apenas em função das diferenças demográficas (tamanho do município), mas das peculiaridades locais em um país tão extenso e com tantas desigualdades regionais.”

SERTÃO DA PARAÍBA

A maioria dos casos acontece nessa região, como por exemplo as cidades de Catolé do Rocha de 31 mil habitantes. Lá o PTB vence as eleições desde 2000, a sigla do “14” teve como gestores, Leomar Maia por 16 anos e Edvaldo Caetano por 04. A legenda esse ano não concorre a uma nova reeleição, e terá apenas uma candidata a vereadora no município.

Outro exemplo é São Mamede, onde o Democratas está na Prefeitura desde 2000. Nesta época 12 anos sobre o comando de Dr. Chagas que ocupou 03 mandatos, mas algo interessante é que os dois atuais que se enfrentam pela gestão local, já foram ou são governantes pela mesma legenda. Pedro Barbosa foi prefeito entre 2005 e 2008 e Umberto Jeferson é atualmente concorrendo a reeleição, dando exatamente os 20 anos. Vale ressaltar que Pedro agora é do Progressistas e Jeferson segue no DEM.

NÚMEROS PB

06 CIDADES COM MESMO PARTIDO HÁ VINTE ANOS

Estado              cidade             eleitorado              partido

PB                      Coxixola             1.829                DEM            Mesma sigla

PB                       Várzea                2.537               DEM            Reeleição

PB                      São José do Bonfim           3.780     MDB      –

PB                     Poço de José de Moura    3.837     DEM      –

PB                      São Mamede       6.640     DEM      Reeleição

PB          Catolé do Rocha               20.346   PTB

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO