Tem mais um brasileiro no futebol chinês. É o atacante Tiquinho Soares, bicampeão português com o Porto. O Tianjin Teda, da elite do futebol da China, contratou ele pelo valor de 6 milhões de euros (pouco mais de 38 milhões de reais na cotação atual). Aos 29 anos, o paraibano de Sousa deixa Portugal após seis temporadas.

Tiquinho Soares estava no Porto desde 2016, quando foi contratado após passagens por Nacional da Ilha da Madeira e Vitória de Guimarães. Pelo Dragão, o desempenho foi satisfatório: quatro temporadas de sucesso, com direito a 64 gols marcados em 140 jogos oficiais disputados. Além de marcas individuais, o atacante também conquistou títulos, sendo campeão português em duas oportunidades, além de uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Durante esse período, o centroavante chegou a ser observado por Tite para uma convocação para a seleção brasileira. No entanto, o chamado nunca foi concretizado.

Ao longo de sua passagem pelo Porto, Tiquinho teve o seu nome vinculado a várias equipes, tanto na Europa quanto na Ásia. A partir de agora, ele vai seguir para o Tianjin Teda, time que disputa a primeira divisão do futebol chinês. Nesta temporada, por sinal, o novo clube do paraibano não faz grande campanha: é lanterna do seu grupo, com apenas dois pontos somados em 12 partidas disputadas.

No futebol brasileiro, Tiquinho Soares jogou por clubes na Paraíba, como o CSP, que o revelou para o profissional, além de Botafogo-PB, Treze e Sousa. Além dessas equipes, o atacante defendeu o Veranópolis e o Pelotas, ambos do Rio Grande do Sul.

Na China, o paraibano vai encontrar vários outros brasileiros, como o conterrâneo Hulk, o meia Oscar, ambos do Shanghai SIPG, o atacante Roger Guedes, que defende o ShandongLuneng, o meia Renato Augusto, do Beijing Guoan, além da dupla Anderson Talisca e Paulinho, que vestem a camisa do Guangzhou Evergrande.

O fim do ciclo do atacante Soares, no Porto de Portugal, é o início de uma tramitação financeira para cinco clubes paraibanos. Treze, Botafogo, CSP, São Paulo e Sousa serão beneficiados com a venda do paraibano Soares, pelo Porto de Portugal, para o futebol chinês, onde vai defender o Tianjin Teda.

O jogador de 29 anos tinha mais um ano de contrato com o Porto. Por isso, o clube português apressou a negociação, segundo informou o presidente do CSP, Josivaldo Soares. O dirigente não precisou o valor da venda, mas estima que o Porto deva embolsar cerca de 5,5 milhões de euros (R$ 36 milhões).

“Todos os clubes que ele passou têm direito. Ele tinha menos de um ano de contrato e ficaria livre no próximo ano. Por isso, o Porto o vendeu por 5,5 milhões de euros, oficialmente. Esse é um valor considerado barato, de acordo com o mercado”, disse Josivaldo Alves, dirigente do CSP, último clube a negociar o jogador para o Porto.

Depois de se despedir dos companheiros no Porto, o atacante Soares não escondeu o sentimento de emoção. Na China, Soares terá um contrato milionário, cerca de R$ 12 milhões por ano.

Nascido na cidade de Sousa, o atacante se destacou nas categorias de base do América de Natal. Ele ainda teve passagem por Sousa, Treze, Botafogo. Mas seus melhores momentos no futebol da Paraíba foram defendendo o CSP, clube que acreditou no seu futebol.

Globo Esporte PB

 

 

 

 

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 11 de outubro de 2020

Tagged in:

,