O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, divulgado mostrou resultados da educação em várias cidades. Em Paulista por exemplo, nos anos iniciais e nos anos finais foram com superação das metas estipuladas.

Segundo dados fornecidos pelo Inep, a educação municipal de Paulista/PB atingiu nas séries iniciais a média 5,6 pontos, ficando com a maior nota entre os últimos anos. Paulista/PB se destacou ainda mais por já ter superando a média até o ano de 2021.

A nota do IDEB é calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Vale lembrar que o índice também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação e ser a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este plano estabelece como meta, que em 2021 o IDEB do Brasil seja 5,3 – média que já foi superada pelo município de Paulista/PB.

A Secretária de Educação Silmara Ferreira Dutra, atribuiu o resultado aos investimentos feitos pela gestão desde o ano 2017 na melhoria da infraestrutura física das escolas, formação continuada para os professores, implantação do sistema próprio de avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas em sala de aula, investimentos em tecnologia, mobilização com as famílias, alimentação escolar de qualidade, recursos didáticos pedagógicos e materiais e evidentemente ao trabalho continuo dos professores visando acompanhar as novas necessidades e mudanças no sistema educacional Brasileiro.

SOUSA – A educação municipal de Sousa atingiu nota 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado, através do Ministério da Educação e Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), comemorou o avanço que as escolas municipais alcançaram em 2019, pontuando média 6,0, a nível de município. Outra boa notícia é que as escolas ultrapassaram a meta estabelecida de 5.1.

Desde 2018, a Secretaria Municipal de Ensino de Sousa vem realizando ações em parceria com o Programa Educar pra Valer, inspirado no modelo de Sobral/CE, referência nacional na educação. A secretária de Educação, Gilmara Formiga, declarou que estes avanços são resultados de investimentos na educação e um trabalho realizado entre equipe da SME, gestores escolares, coordenadores, professores, alunos e pais de alunos. ”

Ainda conforme a secretária, o resultado obtido é fruto do que vem sendo implantado no decorrer de cada dia, cada mês, cada ano e cada modalidade de ensino. Segundo ela, é momento de comemorar um índice excelente que comprova a qualidade do ensino das escolas e a dedicação de todos os profissionais da educação. “O crescimento precisa ser constante e conseguimos isso. Sousa se destaca e estamos muito felizes com esse resultado. Esperamos que nosso município continue se desenvolvendo e alcançando resultados relevantes. Parabéns para todos que fazem a Rede Municipal de Ensino”, comemora a secretária.

Em anos anteriores o município de Sousa atingiu as seguintes notas no IDEB: 2011 (3.5), 2013 (5,1), 2015 (5,2), 2017 (5,1) e 2019 (6,0).

POMBAL – Referente ao ano 2019, o IDEB apontou que a educação de Pombal apresenta variáveis para cima e para baixo, dependendo da fase de ensino avaliada ou da escola.

Qual é a fórmula para o cálculo?

As notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de zero a dez. Depois, essa nota é multiplicada pela taxa de aprovação, que vai de 0% a 100%.

Por exemplo, se a média das notas nas provas de determinada escola for 7 e, se essa mesma escola tiver 70% de aprovação, seu Ideb será 4,9: (7 x 70% = 7 x 0,7 = 4,9).

Levantamento feito pelo Blog do Naldo Silva revela que o desempenho dos alunos da 4ª série (5º ano) do município melhorou (média 6,8), quando comparado a 2017 (6,2), que havia ficado no mesmo patamar de 2015.

Porém, a segunda fase do ensino Fundamental se manteve estacionada no mesmo índice obtido em 2017 (4,7), inferior ao verificado em 2015 (4,9). A meta foi atingida, mas no limite do esperado.

Por escola (4ª série), todas atingiram a meta, com destaque para a “Nossa Senhora do Rosário”, que obteve nota 7,7. A “Matilde de Castro”, por sua vez, não conseguiu aumentar sua média de 2017 (7,3), ficando abaixo do constatado em 2015 (7,5). A pior nota é da escola “Caic”, que ficou com 5,4.

Na fase final (9º ano), apenas a “Nossa Senhora” aumentou sua classificação em relação a 2017 (4,7), mas se manteve com a mesma nota obtida em 2015 (5,2). A “Decisão” e a “Caic” não atingiram a meta e ainda aparecem abaixo da nota conquistada em 2015.

Em 2019, o município de Mato Grosso-PB atingiu as metas para os anos iniciais e finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

A nota geral para os primeiros anos do ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, foi de 5,4, enquanto que a meta era de 4,7. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6° ao 9° ano, a rede municipal também conseguiu atingir a meta estabelecida.

O IDEB avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O indicador de educação é divulgado a cada dois anos.

BREJO DO CRUZ – A cidade a comemoração foi de melhor resultado do IDEB na educação pública em toda a sua região.

 

 

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 7 de outubro de 2020

Tagged in:

,