Há mais de 32 anos, Givanildo Cardoso (Mestre Pelado) realiza projetos voluntários sem com crianças carentes em bairros de Catolé do Rocha-PB, através do projeto “Criança Arte”. Para ele o seu principal objetivo é tirar os jovens da rua, além de apresentá-las a roda de capoeira.

Durante esses anos mais de mil capoeiristas entre crianças, jovens e adolescentes já passaram pelo projeto em Catolé do Rocha, incentivando a todos há ocupar seu tempo ocioso na capoeira, desenvolvendo disciplina, autoconhecimento e respeito.

Recentemente o projeto Criança Arte ganhou um grande parceiro, unindo-se com o projeto “Lutar e Vencer” do Rotary Clube de Catolé que têm como instrutor o empresário e lutador faixa preta em Jiu-Jitsu, George.

Tudo aconteceu quando George estava sem treinar devido à pandemia do novo coronavírus e ele precisava manter a forma física, e foi quando conheceu a capoeira que é uma luta que não precisa de contato físico através do trabalho de Pelado, e se encantou mais ainda quando viu de perto o projeto social do mestre capoeirista com crianças em vulnerabilidade social e com a dedicação do mesmo com o projeto apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas para manter o trabalho.

George então teve a ideia de unir os projetos para que juntos possam agregar mais crianças, jovens e adolescentes em vulnerabilidade social, afinal são poucas as opções de lazer para as crianças, que sofrem diariamente com a criminalidade, o tráfico de drogas e a exploração sexual.

O foco do programa é fortalecer os laços culturais, escolares e familiares dessas crianças, formalizando parcerias com instituições que promovem saúde e bem-estar para todos os integrantes dos projetos. Para que isso aconteça, eles precisam da doação de recursos financeiros ou a doação de instrumentos e materiais para a prática de capoeira, incentivando crianças e jovens das comunidades a fazerem parte do projeto.

Se você concorda que as crianças, os jovens e adolescentes devem ter essa oportunidade, contribua e faça parte dessa energia! E venha conhecer de perto os nossos projetos, pontuaram George e Mestre pelado.

Hoje os treinos de capoeira estão sendo realizados de segundas a sextas-feiras das 18 às 19 horas na área conhecida como Forró da Baixada próximo ao Bar do Capim, bairro do Batalhão.

Folha Paraibana

 

 

 

 

 

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 22 de setembro de 2020

Tagged in:

,