Pré-candidato à Prefeitura de São Bento, o deputado estadual Galego Souza, do Progressistas, foi notícia destaque, pois emitiu nesta semana uma nota de esclarecimentos para afirmar a situação de elegível na disputa eleitoral desse ano na cidade sertaneja.
Galego ressalta que a afirmação de quem o taxa de inelegível é fake news e diz ser crime. Na nota, ele informou detalhes de o trecho da decisão da justiça eleitoral que segundo o próprio o torna apto para a disputa na cidade. Em 2018 quando ele tentou a reeleição de deputado houve um pedido de impugnação, de sua candidatura, mas GS naquele ano conseguiu registrar seu nome e concorreu, vencendo em seguida. Confira abaixo detalhes da decisão na época:
Por esta razão, fazemos uso do seguinte trecho do voto do Excelentíssimo Ministro Relator Luís Roberto Barroso, no julgamento do Agravo Interno (Proc. Nº 0600546-53.2018.6.15.0000) acerca do fato que supostamente seria causa de inelegibilidade deste pré-candidato:
“Ademais, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral orienta-se no sentido de que não é qualquer vício apontado pela Corte de Contas que atrai a incidência da inelegibilidade prevista no art. 1º, I, g, da LC nº 64/1990, mas tão somente aqueles que digam respeito a atos desonestos, que denotem a má-fé do agente público […] Da leitura do acórdão do TCU, verifica-se que não há qualquer menção à existência de dolo ou má-fé na conduta do agente público. Além disso, não é possível extrair tal elemento de sua fundamentação, já que não há qualquer indício de que o pretenso candidato agiu com especial intenção de fraudar a lei ou tenha recebido benefícios indevidos em razão da prática de condutas ilícitas. Os recursos foram utilizados estritamente para a realização de despesas vinculadas à festividade e não foi demonstrado qualquer prejuízo ao erário decorrente das irregularidades verificadas. Dessa forma, entendo que o acórdão do TCU não fornece elementos que permitam à Justiça Eleitoral concluir pela presença do elemento subjetivo exigido para a incidência do art. 1º, I, g, da LC nº 64/1990.”
LISTAS – Mesmo com suas afirmações, Galego, porém, apareceu em listas do TCU (Tribunal de Contas da União) e do TCE que foram encaminhadas à justiça eleitoral. Nos links abaixo confiram os processos de irregularidades que tem do deputado nos Tribunais. O TRE e TSE por sua vez, decidirão em 2020 pela inelegibilidade ou não de todos candidatos.
acordao-galego-souza-parte-1-pdf
acordao-galego-souza-parte-2-pdf
VOTO-DO-RELATOR-20200903_10371181-contas-galego-souza
Com informações de Paraíba Rádio Blog e Blog do Ninja
You might also like
Leia mais sobre Política
Quase 500 profissionais de saúde serão vacinados nos próximos dias em Sousa
Dos cerca de 2.800 profissionais da área de saúde que prestam serviços em Sousa, Sertão da Paraíba, pouco mais de …
Vejam quanto de vacina estão recebendo os municípios da região Catolé/São Bento estão recebendo
A gerente de saúde da 8ª região administrativa em Catolé do Rocha, Ludmila Queiroga falou com a imprensa sobre a …
Vacinação inicial da Covid em Catolé do Rocha será no Centro de Saúde
No último domingo, 17 de janeiro de 2021, o Brasil passou a contar com duas vacinas contra a Covid-19 aprovadas …