Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Cidades de Lagoa e São Domingos-PB estão com bandeira Verde nas medidas da Covid-19.

Cidades de Lagoa e São Domingos-PB estão com bandeira Verde nas medidas da Covid-19.

A 7ª avaliação do Plano Novo Normal indica as recomendações para os 223 municípios paraibanos a partir desta próxima segunda-feira (7). A análise mostra que a Paraíba permanece estável, porém destaca uma discreta diminuição dos municípios na bandeira amarela e um pequeno aumento no quantitativo de bandeiras verdes. As recomendações quanto à sustentação das medidas preventivas para impedir o aumento do número de casos e de óbitos em todo Estado permanecem vigentes e estão disponíveis na página oficial do Governo do Estado (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb).

Ainda de acordo com o estudo, 75% dos casos da Covid–19 estão concentrados no interior da Paraíba, o que corrobora com a situação de interiorização do agravo. A análise crítica desta 7ª avaliação do Plano Novo Normal recomenda atenção aos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados à Covid-19 (tosse seca, dor no corpo, cefaleia, febre, dor de garganta, perda de olfato e do paladar) e de seus contactantes, pelas equipes da saúde da família na atenção primária.

“Nesta fase da Pandemia, com a retomada das atividades rotineiras de forma lenta, segura e gradual é decisivo conter os riscos para disseminação descontrolada da doença. Assim, gradativamente, será possível debelar a Pandemia rumo a um comportamento mais brando, na Paraíba e no Brasil, representado por incidências e prevalências sensivelmente menores e por ocupações hospitalares mais próximas de outras síndromes gripais”, destaca o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

O levantamento aponta que 22 (10%) municípios encontram-se em bandeira laranja, 187 (84%) estão em bandeira amarela, 14 (6%) com a classificação verde e nenhum está na condição vermelha. Dos municípios com a classificação de bandeira amarela, observou-se uma redução de 3% em relação ao levantamento anterior. É possível constatar transições de alguns municípios sendo 6 da bandeira verde para a bandeira amarela e 3 municípios da bandeira laranja para a bandeira amarela. Outros 6 municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja. Outros 9 municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira verde, que demonstrou o crescimento de 2% entre os municípios paraibanos.

MÉDIO PIRANHAS

BANDEIRA VERDE (estágio mais flexível de abertura das atividades)

LAGOA E SÃO DOMINGOS

bandeira_verde_7_aval

BANDEIRA AMARELA (estágio intermediário)

BELÉM DO BREJO DO CRUZ, BOM SUCESSO, BREJO DO CRUZ, BREJO DOS SANTOS, CAJAZEIRINHAS, CATOLÉ DO ROCHA, JERICÓ, PAULISTA, POMBAL, SÃO BENTINHO, SÃO BENTO E SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ

bandeira_amarela_7_aval

BANDEIRA LARANJA (flexibilidade a funcionamento das atividades essenciais)

MATO GROSSO E RIACHO DOS CAVALOS

bandeira_laranja_7_aval

É importante lembrar que as retomadas devem ocorrer preferencialmente de acordo com os protocolos definidos pelas Secretaria de Estado da Saúde (SES), que disponibiliza um conjunto de protocolos destinado à prevenção da Covid-19

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em

TOPO