Sem surpresa, a Câmara Municipal de Pombal elegeu, na tarde da última terça-feira (1º) o vereador Josevaldo Feitosa (PSB) para a presidência do Poder Legislativo, até o final deste ano.

A votação, de forma aberta, ocorreu no início da sessão ordinária com a presença dos 13 parlamentares, tendo Josevaldo recebido 7 votos contra 6 de Marcos de Coatiba (PL).

Votaram com o socialista os colegas Ane Isabelle, Ailton Melo, Beto Xau, Rogério Martins, Paulo Tecidos, Pedro Rocha.

Já Marcos foi votado por Edni Evaristo, Edno Dantas, Romero Freitas, Telefaz, Alcides Gomes.

Josevaldo, que está no terceiro mandato de vereador, ocupa a presidência também pela terceira vez, tendo antes exercido o cargo nos biênios 2009-2010 e 2015-2016. Dentre os possíveis motivos para o apoio da situação ao Socialista, estaria o fato de que a condução do parlamentar desagradaria a deputada Pollyana Dutra (PSB).

ENTENDA O CASO:

A eleição extra para escolha do presidente da Casa, para um mandato de apenas quatro meses, se deu em virtude da renúncia do ex-presidente Paulo ‘Tecidos’ Gomes Vieira (MDB), acontecida na segunda (31-08).

Paulo Tecidos abriu mão da presidência – e também do mandato – para possibilitar que o suplente Marcos Bandeira (mesmo partido) assuma a titularidade do cargo e dispute a reeleição deste ano. Do contrário, ele ficaria impedido de registrar a candidatura, por ser cunhado do atual prefeito Verissinho (MDB).

Nessa engenharia também renunciou ao cargo, assim o primeiro suplente Titico Paixão, para possibilitar que Marcos assumisse a titularidade e ficasse apto a disputar o pleito municipal deste ano.

Pela legislação eleitoral, devido ao grau de parentesco com o prefeito Verissinho, Marcos só pode disputar o cargo se assumir a titularidade ou se Verissinho tivesse renunciado ao cargo seis meses antes da eleição.

Paulo Tecidos ainda não deu declarações públicas aos seus eleitores sobre todos os detalhes de justamente ele ter feito da renúncia. Bastidores apontam que foi pelo “Grupo”.

Com informações de Naldo Silva

Categorized in:

Política,

Last Update: 2 de setembro de 2020