Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Justiça Eleitoral mandou retirar pesquisa eleitoral divulgada em WhatsApp na cidade São Bento

Política

Justiça Eleitoral mandou retirar pesquisa eleitoral divulgada em WhatsApp na cidade São Bento

O juiz José Normando Fernandes, da 69ª Zona Eleitoral, determinou a imediata remoção de uma pesquisa eleitoral que está sendo divulgada em um grupo de whatsapp no município de São Bento. A decisão atende a um pedido do Partido Progressista.

Alega a parte autora que a pesquisa foi veiculada no grupo de whatsapp denominado “Mastigado Da Política” para os cargos de prefeito e vereador, sem o devido registro na Justiça Eleitoral.

A lei das eleições proíbe a divulgação de pesquisa sem o prévio registro. A multa varia de 50 mil a 100 mil Ufirs.

Na decisão, o juiz determinou que sejam apagadas as mensagens de whatsapp de qualquer compartilhamento da pesquisa, bem como a cessação da divulgação da referida pesquisa por qualquer meio.

“É truísmo afirmar que a divulgação de pesquisa eleitoral sem o rigor técnico exigido de tal instituto, cuidadosamente regulamentado pela Resolução do TSE 23.600/2019, pode gerar uma falsa percepção no eleitor e ocasionar indevido desequilíbrio de oportunidades no pleito vindouro, violando a isonomia entre os candidatos. Mesmo sem a identificação dos responsáveis pela contratação e execução da potencial pesquisa sem registro, impende interromper a sua divulgação descuidada”, afirmou o magistrado.

Os Guedes

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO