Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Ronaldo Beserra comemora decisões da justiça e do Cofen que protege profissionais de enfermagem durante pandemia

Política

Ronaldo Beserra comemora decisões da justiça e do Cofen que protege profissionais de enfermagem durante pandemia

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou em decisão que a Covid-19 é doença ocupacional, com isso está mantida a segurança de emprego/trabalho dos muitos trabalhadores infectados, e que em sua grande parte são profissionais de enfermagem.

Esse tipo de decisão faz parte de um resumo recente que reforça a importância disto e mostra que é preciso de fato, já que entre os dados oficiais, trazem que 30% destes profissionais da enfermagem que morreram no mundo inteiro, são brasileiros.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/30/para-stf-covid-19-e-doenca-ocupacional-e-auditores-poderao-autuar-empresas

O Conselheiro Federal, Ronaldo Beserra destaca o papel fundamental que vem sendo tomado pelo órgão em que faz parte, e ajuda nas decisões; “Durante esta pandemia, a segurança e a proteção das equipes de enfermagem são fundamentais, é essencial que sejam garantidas condições de trabalho para que os profissionais de enfermagem para que possam continuar oferecendo assistência a pessoas afetadas pela COVID-19. Já registramos milhares de casos e centenas de óbitos associados à COVID-19. A maior parte desses profissionais integrava pelo menos um grupo de risco. É inadmissível que estivessem expostos na linha de frente, contrariando as diretrizes sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde, por isso a justiça e o Cofen tomaram decisões que colocam as coisas no lugar”, afirmou Ronaldo.

Por isso o Conselho Federal de Enfermagem segue fortalecendo as medidas também em defesa da categoria. Como ações judiciais que trazem outras decisões como: quando garantiu, por meio de liminar na Justiça, que enfermeiros acima de 60 anos ou integrantes de outros grupos de risco para a Covid-19 que devem ser afastados de funções que exijam contato direto com casos suspeitos ou confirmados da nova doença, em todos os hospitais e unidades de Saúde administrados diretamente pela União.

Confiram: http://www.cofen.gov.br/cofen-toma-serie-de-medidas-em-defesa-da-enfermagem_81284.html

O Cofen também foi a campo: cerca de 11 mil instituições com serviços de Enfermagem foram fiscalizadas no país para verificação das condições para o atendimento a pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19.

Vejam também

DECISAO DO TRIBUNAL FEDERAL DA 1 REGIAO

Decisão

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO