O deputado estadual Genival Matias (Avante) disputou três eleições na Paraíba e em todas recebeu votação na cidade de Sousa, Sertão do estado. Em 2010 foram 16 votos, em 2014 conseguiu 331 votos e em 2018 alcançou 886 votos.

Com exceção da primeira disputa, sem êxito na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa (ALPB), Genival recebeu apoios em Sousa nos pleitos seguintes.

O empresário Fábio Braga, do segmento de serigrafia, abriu as portas para o então candidato na “Cidade Sorriso” e abraçou o projeto de Matias em 2014.

“Genival era homem de família, invejável por muitos pelo seu jeito paciente de tratar todos os obstáculos que a vida lhe dava. Ao seu lado enfrentamos batalhas em prol de Sousa, as quais nunca serão esquecidas, como por exemplo, a conquista do carro Rabecão. Que Deus o receba na morada eterna e conforte toda família”, disse o empresário.

Já no último pleito em 2018 foi a vez do vereador Koloral Júnior apoiar o político natural de Juazeirinho.

“Hoje me despeço de um irmão/pai, irmão pelo grande vínculo de amizade, um pai politicamente, um cara que quando tudo ainda era um sonho, quando quase ninguém acreditava, ele chegou, estendeu sua mão e confiou no nosso projeto, um homem íntegro, lhano, pundonoroso”, comentou o vereador sousense em suas redes sociais.

Morte no mar

Genival Matias de Oliveira Filho morreu neste último domingo (19) aos 53 anos de idade na Praia de Ipojuca, em Pernambuco. Ele estava acompanhado do sousense Mikika Leitão, ex-deputado estadual e Felipe Leitão, atual deputado estadual e filho de Mikika. Matias teria se sentido mal quando passeava de jet sky. Os amigos, que estavam em outro veículo náutico, ao perceberem o mal súbito tentaram socorrer o deputado, mas ele não resistiu a um AVC Hemorrágico e veio a óbito.

Cumprindo o segundo mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, Genival se tornou vice-presidente da Casa Legislativa presidida pelo deputado Adriano Galdino.

Últimas homenagens

O corpo de Genival Matias chegou ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, em Pernambuco, na tarde deste domingo (19). O velório realizado na ALPB e em Juazeirinho. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (21).

Luto na Paraíba

Com a morte do parlamentar, a Assembleia Legislativa suspendeu as atividades pelo período de sete dias. Em nota oficial, o presidente Adriano Galdino disse estar extremamente consternado com falecimento prematuro de Genival, a quem o tratou como um irmão que a vida pública lhe deu.

O governador João Azevêdo lamentou, com profundo pesar, a morte prematura do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Genival Matias. O chefe do executivo paraibano decretou, ainda, luto oficial de três dias.

“Que neste momento de luto e tristeza, Deus possa confortar sua família e aliviar a dor de todos os que gozaram do seu convívio”, lamentou Azevêdo.

Petista assumirá vaga

Com a morte Genival Matias, assumirá a vaga o petista Anísio Maia, primeiro suplente da coligação “A Força do Trabalho IV”, composta pelos partidos PT, Pros e Avante.

Em maio de 2019, Anísio substituiu o deputado Genival Matias, que se afastou das atividades parlamentares por 121 dias para resolver problemas particulares e realizar tratamento de saúde. Quem assume o lugar deixado por Anísio Maia é o deputado Jacó Maciel.

Em fevereiro deste ano, Anísio Maia reassumiu, substituindo o deputado Júnior Araújo, que se licenciou de suas atividades parlamentares para assumir o cargo de Secretário-chefe de Governo.

Levi Dantas

Categorized in:

Política,

Last Update: 20 de julho de 2020