Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Saúde de Paulista-PB promove atividades para a população

Política

Saúde de Paulista-PB promove atividades para a população

Cuidar da saúde de forma integral é um hábito que todos devem ter desde a infância. Assim, será possível ter um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Uma das atitudes que pode ajudar a envelhecer com saúde é a prática de atividades físicas. Os parâmetros atuais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico. Para incentivar essa prática saudável, A Prefeitura de Paulista/PB oferece o Programa Academia da Saúde, do Sistema Único de Saúde.

Os retornos das atividades de saúde na praça da Igreja Matriz de São José retornaram nesta semana e tem o acompanhamento profissional de uma fisioterapeuta e de um educador físico do município, as atividades são realizadas todas as segundas-feiras as 17 horas com todos os cuidados de higienização e proteção contra o coronavírus.

Toda a população pode usufruir das ações deste programa gratuitamente.

Quem quiser participar das atividades basta comparecer ao local no horário indicado, munido de cartão de SUS e roupas apropriadas para atividades físicas.

O programa desenvolve em todo o país ações de práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, artes, educação em saúde, mobilização comunitária, entre outras, que complementam, apoiam e potencializam as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde.

A Secretária de Saúde, Julyana Silveira, ressalta que a Academia de Saúde irá permitir que a população possa ampliar sua qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas. “Um dos tantos objetivos é reduzir o aparecimento de doenças ligadas ao sedentarismo e também promovendo a aproximação entre as pessoas da comunidade”, comenta.

Conheça os profissionais que trabalharam nas atividades.

O Educador Físico Samuel Coelho Bacharelado em Educação Física, 2017.2 nos fala um pouco sobre os benefícios das atividades que serão desempenhadas na praça.

  • Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;
  • Desenvolve condicionamento, resistência e agilidade;
  • Acelera o metabolismo e queima gordura;
  • Correção da má postura e desequilíbrios musculares.

Para a Fisioterapeuta Renata Ferreira Marques de Medeiros, graduada em fisioterapia pela Faculdade Integrada de Patos (UNIFIP), 2015.2 neste momento a prática de atividades físicas é uma das mais recomendadas por especialistas em virtude dos benefícios para o sistema imunológico.

Segundo ela, “a prática regular de exercícios é o melhor suporte para prevenção de doenças e promoção da saúde, além de ser reconhecida mundialmente como uma estratégia não-farmacológica para o tratamento e prevenção de diversas doenças”.

A fisioterapeuta lembra, ainda, os cuidados básicos para a prática esportiva

  • Lave bem as mãos com água e sabão sempre que possível;
  • Evite tocar o rosto, especialmente mucosas, boca, nariz e olhos – mesmo após o uso do álcool gel ou após lavar suas mãos;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como garrafas de água e toalhas de rosto, além de talheres.
  • Mantenha-se hidratado, com uma dieta equilibrada e atividade física regular para fortalecer o sistema de defesas do organismo.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel (descarte imediatamente após o uso). É importante não utilizar as mãos, pois terão contato com aparelhos e outras superfícies.

Deixamos bem claro que algumas dessas atividades físicas devem ser realizadas por orientação do profissional da área, pois, as mesmas praticadas de forma incorreta podem gerar danos à saúde futuramente.

Fala PB

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO