Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Alunos do Campus IFPB de Catolé do Rocha foram premiados em evento nacional

Entretenimento

Alunos do Campus IFPB de Catolé do Rocha foram premiados em evento nacional

O IFPB foi destaque na Feira Brasileira de Jovens Cientistas, a primeira feira científica e pré-universitária nacional, totalmente virtual. Dois trabalhos desenvolvidos no Campus Catolé do Rocha por estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações foram premiados.

A feira foi realizada de 26 a 28 de junho e reuniu cerca de 300 projetos finalistas, pesquisa científicas de diversas áreas, desenvolvidas por professores e estudantes de todo o país. Além de estimular a produção científica no país, o evento permitiu o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.

Ao final da FBJC, o projeto “Desenvolvimento de pHmetro com plataforma arduino para deficientes visuais” do Campus Catolé do Rocha foi premiado em terceiro lugar na área de Engenharia. O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Letícia Bezerra Sousa Diniz, Ana Beatriz Almeida e Hillary Diniz Saldanha, Alexsandro Trindade (coorientador) e Tainá Souza (orientadora). O projeto também conquistou o segundo lugar no Prêmio de Excelência em inovação do Innovolab.

De acordo com a professora Tainá Souza a ideia do projeto surgiu da necessidade de diminuir algumas limitações observadas por alunos não videntes e/ou de baixa visão. Ela explicou que associando a química e a informática, o equipamento foi programado para expressar o pH de uma substância através de um sinal sonoro, permitindo uma maior inclusão dos alunos nas aulas.” A feira foi uma oportunidade para interação e crescimento dos alunos. Ainda estamos em fase de validação do protótipo e finalizando o processo de depósito da patente, almejando que este possibilite uma maior inclusão de alunos, no processo de ensino-aprendizagem” disse a orientadora.

Outro destaque do IFPB foi o projeto “Proposta de desenvolvimento de laboratório para ensino de robótica com arduíno” que ficou em terceiro lugar no Prêmio de Excelência em inovação do Innovolab. Equipe Alex- Catolé.jpgO trabalho foi desenvolvido pelos alunos Gabriel Soares da Costa, Edna Dayara Aristides de Lima e Radymilla Cristiano Camilo, além de Alexsandro Trindade Sales da Silva (orientador) e José de Arimatéia Augusto de Lima (coorientador).

Segundo Alexsandro Trindade a ideia foi criar um kit de robótica com menor custo em relação aos já existentes, mais compacto e fácil de transportar. “O terceiro lugar do prêmio Inovação foi uma grande conquista. O projeto também foi aprovado no edital do Interconecta 2020, o nos proporcionará receber um apoio financeiro que deve ser suficiente para concluirmos nosso trabalho e transformar nossa ideia em um produto” disse o orientador.

Outro trabalho apresentado durante a feira foi o de “ Produção de plástico biodegradável da casca da manga e utilização como invólucro de mudas”, composto pelos alunos Roberto Araújo, Andreza Vieira de Araújo Correio e Rivaldo Ezequiel da Silva, sob a orientação da professora Tainá Souza Silva.

O encerramento da FBJC e o anúncio da premiação aconteceram, em evento transmitido pelo Youtube. Confira aqui todos dos premiados da Feira.

Assessoria

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO