A diretoria do Sousa confirmou que, das 40 pessoas que foram examinadas para Covid-19 no clube, seis testaram positivo na primeira remessa de exames. Mas, após os retestes, apenas o atacante Jó Boy permaneceu com o diagnóstico positivo para o novo coronavírus e já foi afastado do elenco. De acordo com o gerente de futebol do Dinossauro, Rafael Abrantes, um funcionário do clube, Rafael Torres, também foi isolado, por precaução, apesar de ter testado negativo ao fim de todos os exames.

Inicialmente, o presidente Aldeone Abrantes informou que, ao todo, haviam sido realizados 37 exames quinta-feira em jogadores e integrantes da comissão técnica do Sousa. Já Rafael Abrantes atualizou essa informação, dizendo que, na verdade, foram 40 pessoas examinadas, incluídos aí, atletas, comissão técnica, dirigentes e funcionários.

Segundo o gerente de futebol, o Sousa realizou três etapas na testagem. Na primeira – que é uma espécie de triagem, com os testes rápidos – além de Jó Boy e Rafael, outras quatro pessoas também testaram positivo: o técnico Givanildo Sales, o lateral-direito Luanderson, o goleiro João Victor e o atacante Tiago Souza. As outras 34 pessoas examinadas tiveram seus resultados negativados.

Os seis que testaram positivo na primeira etapa, segundo Rafael Abrantes, partiram para um reteste com indicativos de IgM (vírus ativo) e IgG (quando o organismo já produziu anticorpos e não transmite mais a doença). Nessa etapa, Givanildo, Luanderson, João Victor e Tiago Souza tiveram diagnóstico de que em algum momento chegaram a ter o vírus no organismo, mas estavam curados. Jó Boy e o funcionário Rafael, no entanto, testaram novamente positivo. Os dois partiram para a terceira etapa dos exames.

– Foram três tipos de exames: o teste rápido; um reteste desse teste rápido, com indicação de IgG e IgM; e, depois, como ainda deu IgM, a gente ainda fez o particular. Depois de toda a triagem, Jó Boy foi o único que deu IgM. O Rafael deu como se fosse negativo no laboratório particular, mas, por precaução, a gente vai isolá-lo também – explicou Rafael Abrantes.

O dirigente ainda garantiu que os dois estão bem, sem sintomas, e que vão seguir se cuidando. Jó Boy vai ser examinado novamente após uma semana, para só ser reintegrado à delegação quando testar negativo.

– Jó Boy se questionou sobre umas dores de cabeça, durante um ou dois dias, mas um mês atrás. Pelo indicativo do exame, pelo que o bioquímico falou, ele está em fase final. Achamos por bem isolar os dois. Daqui a oito dias, no dia 10, Jó Boy fará um teste novamente – concluiu.

REFORÇOS – O quinteto recém-chegado ao Dinossauro tem os seguintes nomes: o goleiro Ricardo – que já teve outras passagens pelo clube, com o qual tem bastante identificação -, o meia Esquerdinha – também repatriado -, o volante Carlão – que já passou por Ceará, Cuiabá, Botafogo-PB e Guarany de Sobral -, o também volante Rafinha – outro que vai voltar a vestir a camisa alviverde – e o atacante Tiago Souza – que tem experiência no futebol nordestino.

Todos os jogadores que testarem negativo para a Covid-19 participaram de atividade no Marizão. A tendência é que, inicialmente, os treinos sejam conduzidos pelo preparador físico Wendel Bastos. É que, depois de mais de 100 dias de paralisação do futebol, a recuperação da forma física é a prioridade.

O Sousa é o penúltimo clube do Campeonato Paraibano a voltar aos treinos após mais de 100 dias de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Apenas o Sport Lagoa Seca segue parado. Nessa retomada, os atletas do Dinossauro que moram na cidade seguem se deslocando de suas casas até os treinos no Marizão, mas correm risco de multa e rescisão de contrato se descumprirem as medidas de segurança; os jogadores que são de fora da cidade, estão alojados juntos em uma pousada.

Vice-líder do Grupo B do estadual, o Dinossauro tem 13 pontos e está atrás do Campinense apenas nos critérios de desempate. De acordo com o cronograma estabelecido pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), as duas rodadas restantes da primeira fase vão acontecer nos dias 22 e 26, quando o Dinossauro tem duelos contra Botafogo-PB e Atlético-PB, respectivamente, ambos como mandante. Mas vale destacar que essas datas ainda dependem de autorização por parte do Governo do Estado.

Vice-líder do Grupo B do Campeonato Paraibano, o Sousa tem 13 pontos e está atrás do Campinense apenas nos critérios de desempate. De acordo com o cronograma estabelecido pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), as duas rodadas restantes da primeira fase vão acontecer nos dias 22 e 26, quando o Dinossauro tem duelos contra Botafogo-PB e Atlético-PB, respectivamente, ambos como mandante. Mas vale destacar que essas datas ainda dependem de autorização por parte do Governo do Estado.

Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 5 de julho de 2020

Tagged in:

,