Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Sousa e a volta dos treinos, rumo ao Paraibano 2020 continuar

Esporte

Sousa e a volta dos treinos, rumo ao Paraibano 2020 continuar

Apesar de discordar veementemente da volta do futebol em meio à pandemia, o Sousa já está montando seu time e deve voltar aos treinos ainda nesta semana visando as disputas do Campeonato Paraibano. Com o iminente retorno do estadual, que está projetado para o dia 18 de julho, o Dinossauro, inclusive, admite que está com seu planejamento atrasado em relação aos demais clubes do estado.

Vice-líder do Grupo B, o Sousa encerrou o Paraibano – antes de sua paralisação por conta da pandemia – na zona de classificação para a segunda fase. O Dinossauro, aliás, vinha fazendo uma boa campanha na competição, com quatro vitórias, um empate e três derrotas em oito jogos. Alguns jogadores que se destacaram naquele time, porém, tiveram seus vínculos expirados no fim do mês de abril. Uns foram repatriados e alguns acertaram com outros clubes.

– O meu time estava em ascensão, jogo a jogo melhorando. Gionnotti chegou e era a cereja do bolo. Estávamos crescendo na hora certa. Mas tudo desmoronou. Perdemos o Bruno Menezes, que foi para o Piauí. O Gionnotti foi para São Paulo e parece que não volta – lamentou o presidente do Sousa.

Apesar de o planejamento não ter saído como o Sousa queria, Aldeone garante que o Dinossauro voltará forte para as disputas do Paraibano. Mesmo precisando remontar o time em meio à pandemia, o mandatário sousense vê a equipe com boas chances de classificação e de quem sabe, até surpreender além disso.

– O Sousa vai vir forte. Não sei se vai ter tempo de treinar. Mas vai ser uma equipe talvez até mais forte do que já estava – garantiu o mandatário do Dino.

Se realmente for aprovado o retorno do Campeonato Paraibano – que ainda depende do aval do Governo do Estado -, o Sousa voltará a campo no dia 22 de julho. O Dinossauro receberá o Botafogo-PB em confronto válido pela nona rodada do estadual.

VITÓRIA EXTRA CAMPO – O futebol não voltou mais o Dinossauro já venceu nos tribunais, pois por unanimidade, os auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negaram os recursos de Nacional de Patos e São Paulo Crystal e mantiveram a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) no caso envolvendo o atacante Jó Boy, do Sousa. Com isso, processo do jogador vai voltar para a 1ª instância estadual, enquanto o Dinossauro está livre de qualquer punição nesta edição do Campeonato Paraibano.

Nacional de Patos e São Paulo Crystal entendem que Jó Boy deveria ter cumprido suspensão logo na primeira partida que o Sousa disputou no Campeonato Paraibano 2020. Isso porque o jogador foi punido pelo TJDF-PB em dezembro do ano passado com uma partida de gancho. Na ação, os clubes de Patos e Cruz do Espírito Santo consideravam que o Dinossauro deveria ser punido com seis pontos (três da vitória sobre o Sport Lagoa Seca, que o atacante esteve em campo, e outros três pontos da punição).

Na visão dos auditores do TJDF-PB, Jó Boy, que foi expulso na 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2019, quando ainda defendia o São Paulo Crystal, não teve direito de se defender no julgamento realizado no dia 9 de dezembro, quando foi punido com um jogo de suspensão. Por isso, a instância estadual anulou aquela decisão e decidiu devolver o caso para a 1ª instância, isso em março deste ano. O fato é que Nacional de Patos e São Paulo Crystal, terceiros no processo e partes interessadas no caso de punição ao Sousa com perda de pontos, entraram com um recurso no STJD.

O recurso foi julgado e por decisão unânime, os auditores rejeitaram o recurso, seguindo a decisão do TJDF-PB. O resultado na instância estadual foi de 5 a 4 em favor da anulação da sentença. Ou seja, não há mais chance de o Sousa perder pontos no Campeonato Paraibano, já que, mesmo se Jó Boy for punido no novo julgamento, ele só terá que cumprir suspensão a partir daí.

Quem comemorou a decisão foi o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes. Numa rede social oficial do Dinossauro, o dirigente celebrou o resultado do julgamento e provocou Nacional de Patos e São Paulo Crystal por judicializar o caso.

No dia seguinte, Cleodon respondeu, exigindo mais respeito à agremiação que ele preside.

Horas após a decisão do STJD, Aldeone Abrantes, divulgou um vídeo nas redes sociais do clube no qual aparece comemorando mais essa vitória nos tribunais. Na ocasião, ele aproveitou para provocar o Nacional de Patos – e o São Paulo Crystal que também ingressou com o processo contra o Sousa. O presidente do Dinossauro disse que “pontos se conquistam no campo”. Em tom de ironia, ele chegou a dizer que, se os clubes que ingressaram na Justiça contra o Sousa quisessem pontos, deveriam chamar um profissional da saúde.

– Vencemos o Nacional de Patos e o São Paulo Crystal (na Justiça), que queriam tirar pontos do Sousa de forma sorrateira e covarde. Quer ganhar ponto? Peça para um médico ou um profissional da saúde dar. Dentro de campo quem ganha é o Dino – ironizou Aldeone Abrantes.

Incomodado com as provocações, o presidente do Nacional de Patos, Cleodon Bezerra – que está afastado do cargo por conta de punição imposta pelo TJDF-PB – também gravou um vídeo em resposta a Aldeone Abrantes. O dirigente nacionalino exigiu mais respeito pela sua instituição e rebateu as acusações do mandatário do Sousa.

– Nós lamentamos a posição do presidente Aldeone Abrantes, que afirmou que o Nacional de Patos e o São Paulo Crystal entraram de forma sorrateira na Justiça para buscar esses pontos. Nós não entramos de forma sorrateira. Entramos da forma correta, como reza o código de justiça desportiva brasileiro. Eu tenho respeito pelo Sousa. Mas eu também exijo respeito ao Nacional de Patos – disse Cleodon Bezerra.

Entenda a situação

O último clube de Jó Boy antes do Sousa foi o São Paulo Crystal. Titular da equipe tricolor na campanha que colocou o time de Cruz do Espírito Santo pela primeira vez na elite do futebol paraibano, o jogador acabou sendo expulso no jogo de volta da decisão da 2ª divisão do estadual, contra o Sport Lagoa Seca, no dia 12 de outubro do ano passado.

Como esse era o último duelo do torneio, naturalmente Jó Boy não pôde cumprir a suspensão automática, inerente ao cartão vermelho sofrido. Segundo o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, as suspensões, quando são automáticas, deixam de existir ao fim da competição.

Acontece que o atacante acabou sentando no banco dos réus do TJDF-PB por conta do cartão vermelho sofrido na segunda partida da final. E foi punido pelo tribunal com um jogo de suspensão, em julgamento realizado no dia 9 de dezembro, após, claro, o fim do campeonato.

Globo Esporte PB

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO