Bodas de cristal para um dos festivais de cinema de maior longevidade na Paraíba. Completando 15 anos, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB promete uma edição especial este ano, mesmo em tempos de pandemia. O evento, que divulga, incentiva e premia as produções audiovisuais da Paraíba e outros estados, será lançado oficialmente dentro da programação do Festival de Cinema do Meio do Mundo (Festcimm), que será realizado em formato on-line, de 9 a 11 de julho.

O Festcimm – Edição Garanhuns terá como uma das novidades, este ano, o Prêmio Comunicurtas 15 anos. Os trabalhos vencedores serão premiados com o Troféu Machado Bittencourt. A exemplo do Comunicurtas, o Festcimm tem caráter independente, cultural e educacional, com filmes de curta metragem (nacionais e internacionais), proporcionando encontros, reflexões e trocas entre realizadores, fomentando o cenário local e colocando o público em contato com obras de diversos países e estados brasileiros em um formato pouco difundido nos cinemas, que se destaca pela inventividade e diversidade de temas e abordagens estéticas.

Em sua segunda edição, o Festcimm realizará mostras competitivas e não competitivas, oficinas, debates, webinários além das premiações (Prêmio Comunicurtas 15 anos, Prêmio Criancine e o Prêmio Seu Zé de melhor filme). O público apreciador da sétima arte poderá assistir as exibições dos filmes gratuitamente e votar nos seus favoritos, através do site https://festcimm.com.br/. Também será possível acompanhar todo o festival em tempo real pelas redes sociais através do Instagram (@festcimm), Facebook (https://www.facebook.com/FestcimmGaranhuns/) e no Canal Festcimm no YouTube.

Coordenador geral do Festcimm, o cineasta Tiago A. Neves explica que o festival nasceu em Diadema, São Paulo, com a proposta de espalhar redes de festivais pelo Brasil. A edição de Garanhuns será a primeira no Nordeste. A ideia inicial era realizar um festival em espaço físico, mas, devido à pandemia, a coordenação resolveu realizar o evento no formato on-line. Tiago ressalta que o Festcimm tem caráter internacional, visto que profissionais do Brasil e do exterior vão exibir seus filmes e produtos no evento.

O coordenador geral do Comunicurtas, jornalista Hipólito Lucena, destaca as parcerias e iniciativas que o festival tem realizado com diversos festivais, a exemplo do Festcimm, como forma de movimentar a indústria audiovisual, mesmo nos tempos de crise causada pelo novo coronavírus. Ele cita como exemplo os festivais itinerantes, com destaque para o Festival de Cinema de Rua de Remígio, realizado este ano de forma on-line e que alcançou um sucesso estrondoso.

Consolidado e aguardado com muita expectativa por diretores, atores, produtores, público e demais integrantes da indústria audiovisual, o Comunicurtas 2020 deve acontecer de 30 de novembro a 2 de dezembro. Os detalhes da edição especial, assim como os nomes dos homenageados, serão conhecidos pelo público após a publicação do Edital. Hipólito enfatiza que a pretensão é realizar o Comunicurtas nos mesmos moldes das edições anteriores, inclusive com as mesmas mostras competitivas. No entanto, como a sociedade está atravessando um ano atípico, em decorrência da pandemia, não está descartada a possibilidade do festival acontecer virtualmente.

O Comunicurtas UEPB nasceu em 2006, no Curso de Comunicação Social da UEPB, e prossegue funcionando como vitrine para os cineastas e laboratório para os alunos que, a cada ano, têm a oportunidade de trabalhar na produção do evento.

Ascom UEPB

 

 

Categorized in:

Entretenimento,

Last Update: 2 de julho de 2020

Tagged in:

,