Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Ex-prefeito de Catolé do Rocha recorreu da decisão que o condenou no TJPB.

Política

Ex-prefeito de Catolé do Rocha recorreu da decisão que o condenou no TJPB.

Durante o Mutirão da Meta 4 realizado na última semana de maio de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Judiciário estadual, o ex-prefeito do município de Catolé do Rocha, Edvaldo Caetano, foi condenado pela prática de Improbidade Administrativa, por irregularidades praticadas no exercício 2011, conforme consta no processo nº 02813/2012 do Tribunal de Contas do Estado. Na sentença, foram aplicadas as seguintes penalidades: ressarcimento integral do valor R$ 1.952.751,88, multa civil no valor equivalente ao de 21,875 vezes da remuneração mensal percebida à época dos fatos, enquanto prefeito de Catolé do Rocha; e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos.

NOTA DE EDVALDO

Levo ao conhecimento dos amigos e da comunidade que o citado julgamento tem o meu respeito, vou usar do direito para recorrer. Em seguida mesmo já sendo do conhecimento de muitos quero relatar alguns pontos. O citado processo e fruto da apreciação das contas do exercício de 2011. Houve a recomendação do TCE para que a Câmara Municipal reprovasse o que não aconteceu, pois por 8 votos a 2 o parecer foi rejeitado e as contas foram aprovadas.

O julgamento pelo TCE, como está citado no referido processo além de ter contrariado o próprio regimento interno, o fez com diversas falhas. Tais como. Em 2011, o vice-prefeito assumiu a titularidade da prefeitura por cerca de 20 dias, o julgamento deveria ter ocorrido em três processos o prêmio até a posse do vice, o segundo, contando o tempo que ele passou como prefeito e terceiro o restante em que eu concluo foi feito direto de uma só vez.

Como Secretário de Finanças de 2004 a 2008, os recursos repassados ao Hospital Hermina Evangelista foram repassados amparados nos orçamentos aprovados de um exercício para o outro e teve os montantes aprovados, em 2009 quando já era gestor repassei da mesma forma as contas foram aprovados, em 2011 os repasses foram idênticos mais a recomendação do TCE não foi o mesmo mandando que houvesse a devolução, então gente 917.000,00 mil repassado para pagamento dos médicos enfermeiros folha de pagamento, medicamentos, alimentação, impostos e outras manutenção e isso que estão me mandando devolver. Os demais recursos foram falhas contábeis que já justificarmos.

A oportunidade de ter sido Prefeito de Catolé do Rocha, não me faz me arrepender em nada, sabia das conseqüências, porém tenho a minha consciência tranqüila, não utilizei nem como, tesoureiro em 1996, secretário 2001 à 2008 e prefeito 2009 a 2012, em nada, continuo a disposição da justiça.

DETALHES DA DECISÃO

De acordo com o Ministério Público, o ex-prefeito praticou atos que configuram improbidade ao realizar contratações de serviços ou acréscimo de valores sem o devido procedimento licitatório e/ou sua dispensa e inexigibilidade; realizar contratação de pessoal sem o devido procedimento do concurso público; não utilização dos percentuais mínimos na manutenção da saúde e dos valores oriundos do FUNDEB; realizar destinação de valores não comprovados, através da Conta Caixa e FOPAG; e despesas não autorizadas, tais como repasse ao Hospital Hermínia Evangelista, no total de R$ 917.000,00, sem autorização legislativa.

A defesa alegou que as impropriedades decorreram, unicamente, de falhas técnicas e contábeis, não ensejadoras de condenação por improbidade, ficando descartada a existência do dolo necessário à procedência da ação, de dano ao erário e ou enriquecimento ilícito. Ainda alegou que o procedimento junto à Corte de Contas possui nulidade, tendo em vista a ausência de citação correta, bem como que possui todas as documentações necessárias para provar os fatos alegados pelo Ministério Público, existindo, inclusive, um pedido de desarquivamento para reconsideração no TCE/PB. Por fim, requereu a rejeição da inicial, por inadequação da via eleita e a improcedência da ação, ante a inexistência de atos de improbidade.

Na sentença, o juiz Rusio Lima de Melo destacou que os atos praticados foram de imensa relevância para o Município de Catolé do Rocha e foram caracterizados por nível de gravidade alto. “O trato da coisa pública exige probidade, seriedade e decência. A Administração Pública não pode se compadecer com a desídia funcional ou com o favorecimento, ainda e mesmo que desinteressado ou sem interesse pessoal de seus agentes públicos”, ressaltou o magistrado.

A respeito da matéria divulgada pelo jornal da Paraíba, trata se de de um dos processos que o ministério público patrocina contra a minha pessoa, desde o ano de 2012 o processo tramitava nesta comarca de Catolé do Rocha e no último mês de abril a cerca de 30 dias o mesmo foi julgado pelo juiz do meta 4 na capital, depois de trinta dias exatamente vim ser explorado pela imprensa mais precisamente no dia do aniversário da cidade parece até um fato que já estava previsto.

Assessorias

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO