Em defesa da liberdade de expressão, o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, Raniery Paulino declarou apoio aos jornalistas paraibanos que sofreram ataques do deputado Wallber Virgolino (Patriota). “O trabalho da imprensa é fundamental”, destacou Paulino.

“Só há uma democracia consolidada quando a imprensa é livre. Não podemos criar uma sensação de censura. A imprensa precisa fazer todos os questionamentos que precisam ser feitos, inclusive os mais incomodados…”

“… A imprensa livre incomoda e, por favor, continuem incomodando, pois é importante que esses questionamentos sejam feitos. O papel da imprensa e do parlamento tem que ser respeitado na sua integralidade”, frisou.

Paulino disse que “lamento muito qualquer ataque, seja a imprensa ou às instituições, inclusive ao parlamento. Venho aqui trazer o meu respeito e solidariedade à imprensa brasileira e paraibana. Eu tenho a escolha de mudar de canal o não ler notícias que não me agradam, mas atacar a imprensa é inadmissível”, concluiu.

O Sindicado dos Jornalistas Profissionais da Paraíba também se manifestou após a agressão verbal do deputado estadual Walber Virgolino contra a imprensa paraibana.

Na nota de repúdio, em conjunto com o Sindicato, a Federação Nacional dos Jornalistas “repudia a forma caluniosa e agressiva que o deputado estadual Wallber Virgolino vem dispensando à imprensa da Paraíba, particularmente, aos jornalistas, inclusive em tom de ameaça àqueles que façam críticas ao seu mandato, o que já caracteriza censura e afronta à liberdade de expressão”.

É dito que “na última declaração que fez, o parlamentar acusa que existe na imprensa paraibana profissionais que desrespeitam a classe por práticas abomináveis, denominando-os, pejorativamente, de ‘banda podre’. Em abril de 2019, o parlamentar ameaçou instalar uma CPI contra jornalistas.”

“Sobre essas graves acusações, as entidades representativas dos jornalistas reiteram a importante função social do jornalismo e a integridade da categoria para desempenhar as suas atividades e colocam à disposição do deputado as Comissões Estadual e Nacional de Ética das duas entidades, a fim de acolher as denúncias, acompanhadas pelos nomes desses jornalistas para as apurações devidas. Caso comprovadas as irregularidades, os responsáveis receberão as penalidades previstas no Código de Ética da nossa profissão.”

Ressalta, ainda, o seguinte: “Porém, enquanto não forem comprovadas as denúncias contra esses profissionais, o Sindicato dos Jornalistas e a Fenaj não poderão aceitar que a categoria seja aviltada e humilhada por quem quer que seja.”

“O Jornalismo da Paraíba é composto por dignos e valorosos profissionais, seja nas redações dos órgãos de Comunicação privada, seja nas Assessorias de Imprensa dos órgãos públicos, que orgulham nossa categoria, que não merece se ver constantemente maculada.”

“Portanto, caso V.Ex.ª permaneça só com as acusações vagas e genéricas, sem comprovações, o Sindicato dos Jornalistas poderá entrar com uma representação junto ao Ministério Público.”

Jornal da Paraíba

 

Categorized in:

Policial,

Last Update: 29 de maio de 2020

Tagged in:

,