O prefeito de Pombal, Abmael Lacerda (Verissinho-MDB), sancionou a lei de número 1.927 de autoria do vereador Josevaldo Feitosa (PSB), aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, alterando outra norma local que trata dos feriados no município.

O objetivo foi mudar a data do feriado civil de aniversário de Pombal, que antes era comemorado no dia 21 de julho e agora passa para o dia 27 do mesmo mês.

O objetivo é enfatizar a data de fundação do município (a primeira do Sertão da Paraíba), que aconteceu no dia 27 de julho de 1.698 (322 anos em 2020). Até então, o feriado destacava a elevação à categoria de cidade, no dia 21 de julho de 1.862 (158 anos).

Pombal ainda celebra outra data histórica, que é o 4 de maio – de 1.772 – quando o então povoado foi elevado à Vila, ganhando o Poder Legislativo.

Para Josevaldo Feitosa, destacar a data de fundação dá um referencial maior à nossa cidade, assim como acontece com as mais antigas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador e São Paulo, que celebram as datas de descobrimento, quando o Brasil ainda era Colônia de Portugal.

Além do dia de aniversário, Pombal tem outros quatro feriados municipais, sendo todos religiosos: 31 de maio (padroeira local); 24 de junho (São João); 29 de junho (São Pedro) e sexta-feira da Paixão.

Naldo Silva

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 26 de maio de 2020

Tagged in:

,