Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Presidente do Sabugy-PB lidera equipes para pedir ajuda à CBF

Esporte

Presidente do Sabugy-PB lidera equipes para pedir ajuda à CBF

Representante dos times paraibanos no Movimento Nacional dos Clubes (MNC), que é composto por 210 equipes de todo país que disputam a 2ª divisão dos campeonatos estaduais, o presidente do Sabugy explicou a necessidade de pedir o auxílio junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante o período de pandemia do novo coronavírus, que paralisou o esporte em quase todo o mundo. O dirigente afirmou que o time de Santa Luzia, no interior do estado, necessita de suporte financeiro para conseguir honrar os compromissos já firmados com comissão técnica e time de base.

Nesta semana, 210 clubes que disputam a 2ª divisão dos estaduais pelo país enviaram um documento para a CBF solicitando um auxílio financeiro para prosseguir durante o período de paralisação do calendário nacional. Dentre algumas medidas, estão: uma ajuda de custo no valor de R$ 100 mil para cada equipe, além de isenção de taxas e uma parceria entre a entidade e o Governo Federal para que os atletas recebam o auxílio emergencial.

Oito equipes paraibanas estão representadas no documento enviado para o presidente da CBF, Rogério Caboclo. São elas: Confiança de Sapé, Desportiva Guarabira, Esporte de Patos, Internacional-PB, Picuiense, Sabugy, Serrano-PB e Spartax.

Malaquias explicou como o grupo foi formado e que acha necessário o apoio da CBF nesse período de crise.

– Foi criado um grupo nacional com vários dirigentes desses clubes. Nós chamamos o grupo de Movimento Nacional dos Clubes. Eu disponibilizei o meu nome e o do Sabugy como liderança estadual. Queremos lutar junto pelos nossos direitos – afirmou o presidente do Sabugy.

Vale ressaltar que, recentemente, a CBF disponibilizou quantias para as equipes que disputam o Campeonato Brasileiro das Séries C e D, além das Séries A1 e A2 do futebol feminino, e uma quantia destinada para as federações estaduais. No caso da Federação Paraibana de Futebol (FPF), parte do dinheiro enviado pela CBF foi distribuído para os clubes que estão disputando a elite do Campeonato Paraibano, como também para honrar os compromissos com a arbitragem.

A 2ª divisão do Campeonato Paraibano acontece no segundo semestre. A edição deste ano ainda não havia sido definida, o Conselho Arbitral seria convocado após o encerramento do estadual da elite, que ainda não foi concluído por conta da paralisação do futebol.

Para o Sabugy, o que estava mais concreto era a disputa do Campeonato Paraibano Sub-19, que estava previsto para começar no dia 18 de abril e chegar ao fim na segunda quinzena de maio. Com a paralisação do futebol, a competição não tem prazo para ter início.

Com isso, o Sabugy possui despesas com os profissionais que estavam trabalhando por lá antes da suspensão do calendário.

– Neste período da temporada, nós já tínhamos uma equipe formada com o sub-19, além de uma comissão técnica. A 2ª divisão ainda não, porque não tinha terminado a elite. Porém, nós temos despesas com as taxas da FPF e da CBF, além de transporte, medicamentos e a comissão técnica. Por isso, a gente precisa da ajuda de custo para conseguir manter os compromissos – declarou Malaquias.

Por fim, o dirigente informou que, em Santa Luzia, o clube tem seguido as recomendações dos órgãos competentes de saúde. O isolamento social tem sido cumprido. A ideia do Sabugy é somente retornar para as atividades quando tiver a liberação.

– Mas por aqui está tudo parado. Estamos seguindo as recomendações. Para o retorno das atividades, só quando as autoridades de saúde liberarem e a federação nos der o aval. Por enquanto, vamos seguindo o que ciência pede – concluiu.

Globo Esporte PB

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Esporte

TOPO