Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

05 cidades do Médio Piranhas na PB vão receber testes rápido de Coronavírus

Política

05 cidades do Médio Piranhas na PB vão receber testes rápido de Coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir os testes rápidos da Covid-19 para a população, em 36 municípios paraibanos.  Os testes rápidos serão utilizados nas pessoas a partir do 8° dia do início de sintomas de síndrome gripal (febre, tosse seca, dor de garganta, dor no corpo) e ofertados nos serviços de saúde do Estado.

Ao todo, foram adquiridos 310 mil testes, que chegarão em lotes. O primeiro lote chegou e corresponde a 20 mil testes (6% do total).

“O teste rápido é um modelo de triagem. Não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou recuperada da infecção. Trata-se de uma ferramenta que funciona como auxílio no diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo novo Coronavírus. Existem limitações, pois o caso suspeito deve esperar um período mínimo de oito dias para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste. Se o teste rápido apresentar o resultado positivo, o ideal é confirmar com o exame PCR”, explicou o secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi.

Os testes rápidos serão distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o fluxo de registro das informações via sistemas oficiais. Todo caso com teste reagente deverá ser informado ao Estado de forma imediata. Neste primeiro bloco de testagem, a Vigilância Epidemiológica vai trabalhar com as unidades sentinelas, a exemplo das UPA’s, que é onde costumam chegar mais casos de síndrome gripal.

“Vamos testar os 223 municípios, porém, neste primeiro lote, vamos concentrar os esforços na região que tem mais de 80% dos casos da Covid-19 na Paraíba:

MÉDIO PIRANHAS

Na 8ª GRS: Hospital Regional de Catolé, Hospital Municipal de São Bento, Hospital Municipal de Brejo do Cruz. 13ª GRS: Pombal Hospital Regional de Pombal, UPA de Pombal, Hospital Municipal de Paulista.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO