Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Açudes do Médio Piranhas no Sertão da PB estão bem abastecidos em 2020

Entretenimento

Açudes do Médio Piranhas no Sertão da PB estão bem abastecidos em 2020

O período chuvoso sem dúvida tem sido bom em 2020, e ainda resta o mês de abril em sua maioria de dias. O exemplo está em vários mananciais do Sertão da Paraíba. O açude Acauã, construído pela Prefeitura de São Bento, através de emenda parlamentar do deputado federal Efraim Filho, teve a sua capacidade aumentada para três milhões e trezentos mil metros cúbicos, e já tem armazenado um volume de mais de um milhão e 300 mil metros cúbicos.

O prefeito Jarques Lúcio destaca que o reservatório ACAUÃ cobrirá uma área de, aproximadamente, 80 hectares e irá proporcionar a diminuição da escassez de água da região, extremamente afetada pela consequência de invernos irregulares dos últimos anos, sendo uma das maiores obras hídricas do estado da Paraíba.

O reservatório está localizado no Sítio Boa União, distante 16 km da zona urbana do município.

Na cidade o Rio Piranhas também está num maior volume.

BREJO DO CRUZ

O manancial Santa Rosa atingiu este ano 100% de sua capacidade já sangrou.:

Santa Rosa:  2.843.984 m³ (100%) em Brejo do Cruz

MAIS AÇUDES

Dos seis açudes que são monitorados pela AESA na região de Catolé do Rocha apenas um sangrou este ano. Os demais estão com seus volumes atuais entre 9% e 36%.

O maior deles e o que apresenta melhor volume é o açude Baião no município de São José do Brejo do Cruz, que tem capacidade para 39 milhões de m³ de água e está com 14 milhões.

No município de Belém do Brejo do Cruz, são dois açudes monitorados pela agência: o Escondido e o Tapera, que estão com volumes atuais de 3,5 e 2,6 milhões de metros cúbicos, respectivamente.

O açude Carneiro no município de Jericó está com 9 milhões, ou seja, 29% da sua capacidade que é 31 milhões m³ de água. Já em Riacho dos Cavalos (fotos) o manancial tem capacidade para 17 milhões e está com apenas 2,8 milhões, o que representa menos de 16%.

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO