Após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Melo, o deputado federal Wilson Santiago (PTB) e o prefeito do município de Uiraúna, João Bosco Fernandes (PSDB), tiveram os bens sequestrados.

Ambos são investigados no âmbito da Operação Pés de Barro, que investiga pagamento de propina nas obras da adutora Capivara, no Sertão paraibano.

A decisão foi tomada após representação feita pela Polícia Federal e Ministério Público e atinge também as esposas e filhos dos dois, incluindo o deputado estadual Wilson Santiago Filho.

De acordo com a PF, relatórios revelam conversas através de um aplicativo de mensagens, extraídas por um laudo pericial, cujos textos mostram indícios de que os recursos financeiros obtidos pelo prefeito no esquema, estavam sendo lavados por meio da aquisição de animais e de imóveis na zona rural de Uiraúna, em nome de terceiros.

Em outro momento da decisão, que toma por base análise de áudio, uma pessoa relata indícios de possível ocultação de patrimônio de Wilson Santiago em nome dos filhos, e que o deputado utilizaria o dinheiro da propina para pagar uma dívida de R$ 4 milhões, contraída com um agiota da região de Uiraúna, para saldar dívidas de campanhas políticas.

A Operação

A Polícia Federal deflagrou a Operação “Pés de Barro” no dia 21 de dezembro de 2019. Esta investiga supostos desvios de recursos para obras de uma adutora no Sertão. Na ocasião, o mesmo ministro também tinha determinado o afastamento do deputado federal, Wilson Santiago, do mandato

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 17 de janeiro de 2020