Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Cidades dão posse aos Conselheiros Tutelares

Política

Cidades dão posse aos Conselheiros Tutelares

Várias cidades começaram a darem posse aos conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2019, e que agora começam a trabalhar no órgão colegiado. Em Catolé do Rocha a posse foi no Centro de Cultura Geraldo Vandré e contou com a presença do vice-prefeito Laurinho Maia (DEM), vereadores e secretários municipais, além do CMDCA.

Foram empossados Ivan Marcio, Luzia Brasil, Claudimar Carreiro e Gil Gemma, além de suplentes.

SÃO BENTO – A posse mais polêmica da região, ocorreu com os dois mais votados impedidos de assumirem, depois de decisão da justiça paraibana, por constatar irregularidades.

A solenidade contou com a presença o prefeito Jarques Lúcio (DEM), do promotor de justiça Dr. Osvaldo Lopes e de secretários municipais, além do CMDCA também.

Foram empossados, Zé Ilton, Henágio, Carlos Fernandes, Jonecarlos e Irmão Márcio.

RIACHO DOS CAVALOS – O prefeito Joaquim Hugo a primeira dama Laura vieira e a secretária de Assistência Social Cristina Vieira e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Cesar deram posse aos novos conselheiros tutelares da cidade de Riacho dos Cavalos durante cerimônia realizada na sede do CRAS.

Novos empossados:

1- Vandinho Vieira

2- Mazé de Arlinda

3- José da Saúde

4- Pingo Abença

5- Adinha

MATO GROSO – A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), também realizou na Câmara Municipal, a posse dos novos Conselheiros Tutelares e seus respectivos suplentes eleitos para a gestão 2020/2024. A eleição aconteceu em 6 de outubro do ano passado, realizada pelo CMDCA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mato Grosso.

Entre os presentes esteve o prefeito Doca Lima (MDB), a secretária de administração e planejamento, Maria Rita; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Kenya Almeida; a secretária de assistência social, Kaliane Sousa; a representante da Comissão Especial Eleitoral, Kamila Lima; o representante da Polícia Militar, Sargento Gerônimo; o presidente da Câmara Municipal, Antônio de Sousa, e demais vereadores representando o Poder Legislativo.

Os novos conselheiros tutelares que tomaram posse foram: Emília Eunice, Verônica Pereira, Renê da Silva, Priscila Laize e Risoneide Penha. Os respectivos suplentes são: Maria Fabiola, Maria José, Maria Reginalda, Tailane Barbosa e Edjane Alves.

O município foi contemplado na Ação de equipagem de Conselhos Tutelares com um kit composto por um automóvel, cinco computadores, uma impressora, um refrigerador e um bebedouro.

PAULISTA – Os conselheiros tutelares eleitos em Paulista tomaram posse durante uma cerimônia que aconteceu em solenidade realizada na Câmara Municipal.

Os 05 conselheiros empossados atuarão nos cargos pelo período de quatro anos. O grupo foi eleito no último processo de escolha, que aconteceu em outubro de 2019.

Os conselheiros tutelares têm o dever de fiscalizar a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os conselheiros são:

Emerentina Ferreira Dantas

Manuel Messias de Medeiros (Manuel Messias)

Allan Jean Dantas da Silva (Allan Jean)

Maria da Luz Pereira Monteiro (Joynha)

Zaire Dantas de Almeida Soares (Branquinho de Ramiro)

BOM SUCESSO E BREJO DO CRUZ – As duas cidades deram posse aos seus conselheiros também na mesma data.

BREJO DO CRUZ – Bruno Targino; Ramon Gomes; Alex de Irani; Aldelan e Márcio Saraiva.

BOM SUCESSO – Aline; Adriano; Ironeide; Alexandre e Padim.

BREJO DOS SANTOS – Os conselheiros tutelares só tomaM posse na próxima segunda-feira, 13 de janeiro.

O evento solene acontece às 16h, no Auditório Vital Irineu de Freitas, na Câmara Municipal da cidade.

Estarão tomando posse: Adriana Silva, Alielson Pereira, Istanisleia Mesquita, Keilla Mambele (reeleita) e Maelí de Demí.

Ressaltando que a posse era para ter sido realizada neste dia 10, porém, foi informado que não houve devido ser feriado municipal.

O Conselho Tutelar (CT) é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atua no âmbito do município e tem a função específica de atendimento a cada caso de maus-tratos, espancamentos, violência sexual, negligência, exploração do trabalho infantil, abandono ou qualquer outra forma de violência cometida contra crianças e adolescentes. Suas atribuições estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É obrigatória a existência de pelo menos um Conselho Tutelar em cada cidade. Ele é composto por cinco membros eleitos pela comunidade para o mandato de quatro anos.

Fonte: Taan Araújo, Riacho em Foco e Fala PB

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO