Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Projeto da UEPB tem melhorado o bem estar animal na PB

Política

Projeto da UEPB tem melhorado o bem estar animal na PB

Um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem desenvolvendo trabalho voltado a melhoria do bem-estar humano e animal. Trata-se da iniciativa “Educação socioambiental e práticas em saúde pela melhoria do bem-estar humano e animal”, aprovado no Edital PROEXt/MEC 2015 e que, desde então, realiza uma série de ações em várias cidades do Estado.

As atividades desenvolvidas pela equipe do projeto, coordenado pela professora Camila Firmino, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Instituição, localizado no Câmpus de Lagoa Seca, envolvem palestras, entrevistas, atividades educativas infantis, desenvolvimento e distribuição de materiais educativos adultos e infantis, monitoramento e cuidados dos animais comunitários do Câmpus II, apoio a entidades de proteção animal através de eventos de adoção e ajuda no manejo dos animais abrigados.

Também faz parte das ações a esterilização cirúrgica de animais da Vila Florestal de Lagoa Seca e de animais adotados através de ações do projeto, atendimento veterinário e controle gratuito de ecto e endoparasitas em comunidades com grande número de animais abandonados e semidomiciliados. Recentemente, a equipe do projeto promoveu uma série de ações em saúde em diversos municípios, a exemplo de Campina Grande, Lagoa Seca, Nova Palmeira e Cuité.

Dezenas de animas dessas localidades receberam atendimento veterinário gratuito e passaram pelo controle de ecto e endoparasitas de cães e gatos. O trabalho foi realizado em parceria com veterinários das cidades atendidas. Também foram passadas orientações veterinárias e sobre guarda responsável, zoonoses e importância da castração, além de realizada a entrega de materiais educativos para os tutores e crianças presentes.

Em Lagoa Seca, a ação aconteceu no dia 1º de novembro, beneficiando 58 animais e envolvendo cerca de 100 pessoas nas atividades. Já no dia 22 do mesmo mês, a ação foi desenvolvida em Nova Palmeira, com 130 pessoas envolvidas na ação, que beneficiou 101 animais. Em Cuité, os atendimentos foram realizados no dia 6 de dezembro, beneficiando 45 animais e envolvendo cerca de 70 pessoas nos trabalhos. A ação mais recente ocorreu no bairro da Ramadinha, em Campina Grande, com participação de 120 pessoas e 85 animais beneficiados. Ainda foi ministrada uma palestra, no dia 14 de novembro, em Serra Branca, na Escola Cidadã Integral Técnica daquele município. Cerca de 180 estudantes participaram do momento, que repassou informações sobre bem-estar animal, guarda responsável e prevenção de zoonoses.

ASCOM UEPB

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO