Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Projeto aprovado para mais recursos na Atenção Básica de Saúde em Jericó. Mas teve polêmica

Política

Projeto aprovado para mais recursos na Atenção Básica de Saúde em Jericó. Mas teve polêmica

A Câmara Municipal de Jericó aprovou a destinação de mais recursos municipais para a saúde pública na atenção básica, que obrigatoriamente agora é regra a ser seguida, caso o prefeito Cláudio Oliveira (Progressistas) não vete.

O projeto foi aprovado principalmente pela bancada de oposição, e acabou gerando debates tensos no início do mês no plenário da Câmara. Antônio Marciones (MDB) que fez voto contra ao novo texto proposto, acabou se exaltando, jogando uma cópia do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal no chão, e sofreu intervenção do presidente da casa, Dazinho (PDT) que disse; “Isso que o senhor fez foi uma vergonha”; confiram no vídeo abaixo.

A sessão com muitas discussões, trouxe Projeto de Lei n° 018/2019 de autoria dos vereadores Joilton Monteiro (PSB), Júnior de Zeca (PSD) e Júnior da Agrovila (PSB) que altera o artigo 3° da Lei n° 646/2016 dos valores fixados no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Como era o projeto anterior?

O Projeto de Lei n° 016/2016 foi enviado durante o primeiro ano de mandato do prefeito Cláudio Oliveira (PP), e aprovado pela Câmara Municipal aumentando os valores fixados no PMAQ em 70% para a estrutura de Atenção Básica Municipal, 25% para os servidores da Saúde do município e 5% aos trabalhadores com função de apoio.

O que a Câmara aprovou?

Na nova proposta aprovada agora será destinado 25% dos valores fixados no PMAQ para a estrutura de Atenção Básica Municipal, 70% aos trabalhadores lotados nas referidas unidades e 5% aos trabalhadores com função de apoio.

Como votaram os vereadores?

Os vereadores que votaram contra o projeto 018/2019 foram Jarbas Rosado (PP) e Antônio Marciones (MDB). O vereador Kennedy Oliveira (Progressistas), embora presente, absteve-se do voto. Já os parlamentares que votaram a favor estavam Joilton Monteiro (PSB), Júnior de Zeca (PSD), Júnior da Agrovila (PSB) e Kadson Monteiro (PDT).

Os Agentes de Saúde da cidade comemoraram a aprovação.

Genésio Oliveira

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO