Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Secretária de São Bento, foi palestrante em seminário estadual sobre saúde pública

Política

Secretária de São Bento, foi palestrante em seminário estadual sobre saúde pública

Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Administração Penitenciária, em parceria com o Ministério Público da Paraíba e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), promoveu, na última semana, o Seminário “A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional no Âmbito do SUS: Desafios e Possibilidades na Paraíba”.

O evento aconteceu no Cefor, na capital, e reuniu secretários municipais de Saúde, com o objetivo de apresentar aos gestores a política que prevê a inclusão da população penitenciária no SUS, garantindo que o direito à cidadania se efetive na perspectiva dos direitos humanos.

“Estamos vivendo um momento importante do despertar da sociedade para dar assistência à saúde às pessoas vulneráveis, a exemplo das privadas de liberdade. Como há uma alta incidência de doenças nessa população, a exemplo da tuberculose, tem também uma grande necessidade de acompanhamento contínuo. Este evento traz este despertar da sociedade para uma assistência à saúde contínua para estas pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

“A gente sai do evento com a certeza da importância da implantação dessa Política, com a diretriz de respeito aos direitos humanos e a justiça social”, afirmou a vice-presidente do Cosems e secretária de Saúde de São Bento, Lindinalva Dantas.

Na Paraíba, são 64 municípios habilitados para essa política, já que possuem unidades prisionais. Já aderiram o Governo do Estado e os municípios de Patos, Piancó, Bonito de Santa Fé e Itabaiana. Atualmente, há serviços habilitados na PNAISP em Piancó e em João Pessoa (no Presídio Júlia Maranhão, pela gestão estadual).

Durante o Seminário, o passo a passo para a habilitação da PNAISP foi repassado pela analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Laura Díaz.

Secom PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO