O Sousa anunciou a sua terceira contratação para dentro das quatro linhas. Trata-se do zagueiro Jadson Sergipano, que chega para a sua terceira temporada pelo Dinossauro. O atleta, de 27 anos, estava no Concórdia, de Santa Catarina, e participou de 10 das 18 partidas da campanha do acesso do Galo do Oeste à elite do futebol catarinense.

Jadson Sergipano já defendeu o Sousa em duas oportunidades, nas temporadas de 2017 e 2018, acumulando nove jogos ajudando o Dinossauro dentro de campo. O zagueiro também teve rápida passagem pelo Sport Lagoa Seca (que se chamava Sport Campina), em 2017, quando disputou a Segundona do Paraibano.

Jadson Sergipano é a quarta peça do elenco para a zaga. Ainda nesse domingo, o Dinossauro também anunciou a chegada de Jefferson Freitas, que já atuou pelo Alviverde em 2015. Além deles, o Sousa conta com Niel e Victor Beleza – dois dos oito promovidos da categoria de base – para o setor.

No planejamento para a próxima temporada, o clube também confirmou a promoção de oito garotos das categorias de base do clube para o elenco do time profissional, que começou a ser formado nesta semana. Trata-se dos goleiros João Victor e Bambam, do lateral-esquerdo Foguinho, dos zagueiros Niel e Victor Beleza, dos meio-campistas Xandinho e Lucas e do atacante Yarlei.

Esses jogadores participaram da campanha do Dinossauro no Campeonato Paraibano Sub-19 deste ano, no qual o time alviverde foi eliminado nas quartas de final, pelo Sabugy.

O Paraibano do ano que vem será fundamental para o futuro do Sousa. O clube só terá a disputa do estadual e vai precisar realizar uma campanha de sucesso para voltar a participar de uma competição nacional em 2021.

O Sousa está no Grupo B do Campeonato Paraibano 2020, ao lado de Campinense, CSP, São Paulo Crystal e Nacional de Patos, mas vai enfrentar na primeira fase apenas os times da chave A: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Perilima, Sport Lagoa Seca e Treze.

Por isso mesmo o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, aprovou a manutenção da fórmula do Campeonato Paraibano. O estadual do ano que vem vai ser no mesmo formato do deste ano, com dois grupos de cinco na primeira fase, com os times de uma chave enfrentando na primeira fase apenas os da outra, em partidas de ida e volta, e semifinais e finais com jogos também em dois jogos. Essa era a tese defendida pelo mandatário do Dinossauro, que foi um dos clubes cabeças de chave da competição. Fato exaltado pelo dirigente.

– Saí insatisfeito no ano passado porque teve sorteio. Sorteio é adivinhação. Eu queria que tivesse critérios. A Copa do Nordeste é assim. Tem que respeitar a história. Porque o Sousa é o quarto (cabeça de chave)? Pela quantidade de pontos que fez no ranking. O grupo foi definido por dois critérios técnicos. Ponto para a Federação por isso – analisou.

Na formatação dos grupos, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) escolheu dois critérios: o ranking nacional de clubes e a classificação do estadual deste ano. Dessa maneira, os cabeças de chave foram Botafogo-PB, Campinense, Treze e Sousa, os quatro melhores paraibanos no ranking nacional. O 1º (Belo) e o 3º (Galo) ficaram no Grupo A, enquanto que o 2º (Raposa) e o 4º (Dinossauro) integraram o Grupo B.

A partir daí, de acordo com as posições do Paraibano deste ano, os times foram sendo intercalados nas chaves A e B. De modo que o Grupo A ficou formado por Botafogo-PB (melhor ranqueado), Treze (3º melhor ranqueado), Atlético de Cajazeiras (3º do estadual), Perilima (6º do estadual) e Sport-PB (campeão da 2ª divisão) e o Grupo B por Campinense (2º melhor ranqueado), Sousa (4º melhor ranqueado), Nacional de Patos (4º do estadual), CSP (7º do estadual) e São Paulo Crystal (vice da 2ª divisão).

Sobre o formato, Aldeone defendeu que essa fórmula é interessante porque tem mata-mata. O que premia uma maior emoção na competição e a chance de os times menores conseguirem o título estadual.

– O deste ano foi o melhor campeonato dos últimos cinco anos. Não teve reclamação de ninguém, de arbitragem, de nada. Não existe campeonato estadual de pontos corridos. Tem que ter a emoção na competição. Se fizermos pontos corridos, já sabemos quem vai ser campeão. É quem tem mais estrutura, quem já vem sendo campeão nos últimos anos – analisou.

Globo Esporte PB

Categorized in:

Esporte,

Last Update: 4 de novembro de 2019

Tagged in:

,