Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Pombal e São Bento estão no Mapa Nacional do Turismo

Política

Pombal e São Bento estão no Mapa Nacional do Turismo

A Paraíba tem 68 cidades listadas no Mapa do Turismo 2019-2021. A relação foi divulgada no fim de setembro, pelo Ministério do Turismo. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Conforme o mapa, a Paraíba possui 11 regiões turísticas. Acesse o relatório completo do Mapa do Turismo na Paraíba no final do texto.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A integração destes locais no novo Mapa do Turismo é fundamental para que a Pasta possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região.

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Categorias

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

“Estamos num momento de virada para o turismo brasileiro e contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, avalia o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Da região do Médio Piranhas no Sertão do Estado, apenas duas cidades constam na lista do Mapa do Turismo Nacional, Pombal e São Bento.

RelatorioMapaDoTurismo

 

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO