O mês de outubro tem sido repleto de ações sociais na cidade de São Bento. Tudo começou com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que participou no seu dia de uma programação de lazer com sessão de cinema, confraternização e muita animação. O encontro aconteceu na cidade de Catolé do Rocha, como parte do trabalho social de acompanhamento ao grupo desenvolvido pelo Município.

Valeska Dantas, secretária de Desenvolvimento Humano disse que o momento foi de descontração e harmonia. “Muitos tinham curiosidade de conhecer o cinema e isso despertou no grupo uma expectativa muito legal. A programação teve o objetivo de trabalhar a troca de experiência entre os idosos e também proporcionar uma oportunidade de lazer e bem-estar”, comentou.

A viagem do grupo de São Bento até a cidade de Catolé do Rocha, onde aconteceu a exibição da sessão de cinema foi acompanhado por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Humano e do SCFV. “Essa atividade é também uma homenagem aos idosos, uma vez que nesta terça-feira comemora-se o dia do idoso em nosso país”, concluiu Valeska Dantas.

CRIANÇAS – Além dos idosos, pouco depois crianças atendidas também pelo (SCFV) participaram de um outro para o mesmo cinema em Catolé do Rocha.

As criançadas atendidas pelo SCFV no município têm faixa etária de 6 a 12 anos.

A sessão foi exibida no Cine Garden. “A atividade teve o objetivo de proporcionar um momento de conhecimento sobre o cinema e também trabalhar momentos de novas experiências com o grupo. Várias atividades são executadas rotineiramente no município e esse passeio faz parte das ações programadas”, comentou Valeska Dantas, secretária de Desenvolvimento Humano.

Toda programação foi custeada com recursos próprios da Prefeitura de São Bento.

CORTES – Municípios estão enfrentando dificuldades para manter as ações sociais, pois o Governo Federal reteve a liberação de recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades dos serviços socioassistenciais destinado aos municípios, a Prefeitura de São Bento mesmo assim mantém com recursos próprios o funcionamento das ações. “Os municípios estão enfrentando uma situação difícil com a decisão do governo em bloqueio de recursos para assistência social, mas não podemos deixar de atender àqueles que mais precisam. O nosso compromisso é garantir a manutenção de políticas sociais funcionando e vamos fazer isso porque entendemos que o trabalho de inclusão social representa dignidade”, destacou Jarques Lúcio, prefeito de São Bento.

De acordo com levantamento feito pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de São Bento, Valeska Dantas, o município tem, atualmente, aproximadamente, cento e sessenta e quatro mil reais a receber do governo Federal de vários programas da Proteção Básica, a exemplo do CRAS, SCFV e PCF, e Proteção Especial: CREAS, IGB, PBF, IGD e SUAS, revelando que a situação é difícil e desesperadora, caso a união não os repasse.

A Secretária Valeska Dantas faz um relato da dicotomia existente entre o que foi proposto pelo governo Federal e a realidade atual, em relação à Assistência Social dos municípios, ressaltando  que, nada do que está acontecendo, em se tratando de recurso destinado ao setor é novidade, pois em 2018, a proposta aprovada pelo CNAS previa um orçamento de R$ 61,136 bilhões e que o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019 – PLOA – teve como previsão a disponibilidade de R$ 30,899 bilhões para a área de assistência social: uma redução de 49,46% em relação ao proposto pelo CNAS.

A colaboradora da gestão municipal destaca que os cortes de verbas do governo federal provocam perdas significantes para os beneficiários dos programas sociais, tirando seus direitos e causando-lhes desprezo, com o atraso na transferência regular dos recursos. “Em São Bento, estamos mantendo os serviços socioassistenciais e programas, graças a gestão municipal, que tem custeado com recursos próprios toda a demanda dos usuários, não deixando faltar nada, inclusive, mantendo o planejamento com as atividades de lazer, sempre exigindo a manutenção da qualidade dos serviços, lanches e material didático”, concluiu.

Ascom

Categorized in:

Política,

Last Update: 10 de outubro de 2019

Tagged in:

,