Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Matança de animais envenenados na cidade de Cajazeiras-PB

Policial

Matança de animais envenenados na cidade de Cajazeiras-PB

Cerca de 23 animais foram encontrados mortos ou com sinais de envenenamento, em Cajazeiras. O caso foi denunciado à Polícia Civil, pela coordenadora do Núcleo de Zoonoses da cidade, Cleonice Moura.

De acordo com ela, os animais foram encontrados em terrenos baldios e nas ruas do município. Cães e gatos teriam ingerido comidas como pães, tapiocas, carnes e macarrão contaminados por veneno.

Alguns deles já foram encontrados mortos, outros estariam sob o efeito do veneno e não resistiram.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras, uma mulher viu quando uma pessoa dentro de um carro jogava alimentos para os animais. Ainda segundo o documento, a situação estaria acontecendo em outros pontos da cidade.

“Passamos o fim de semana só tentando resgatar os animais. A comida que eu recolhi na rua não era a que a gente colocava. Isso não aconteceu só no trecho que a gente cobre, mas em muitos outros locais da cidade”, informou Cleonice Moura.

A polícia deve analisar fotografias, vídeos e áudios capturados pelos moradores do município que podem apontar para uma linha de investigação. Já amostras de comidas ingeridas pelos animais passarão por perícia para identificar ou não a presença de veneno.

OUTROS PROBLEMAS – É por uma boca só. Protetores de animais de Cajazeiras e moradores reclamam da situação de real calamidade pública por que passa o Departamento de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.

Muitas são as reclamações, mas a gestão do prefeito José Aldemir Meireles (Progressistas) faz ouvido de mercador e a grande população animal de rua paga alto preço por não haver política pública para atender a demanda.

Protetores realizam, por conta própria, ações dia e noite, porém, devido a maioria deles e suas condições financeiras serem limitadas, essas ações se tornam quase que invisíveis, mas de tamanha grandeza às centenas de animais atendidos.

O empresário e protetor Irlânio Cavalcante Holanda, cansado pela inoperância do município, publicou recentemente em sua rede social mais um dos milhares de casos que acontecem na Terra do Padre Rolim, que a gestão faz questão de não enxergar.

Cajazeiras possui um grande número de cães e gatos perambulando pelas ruas, mas não há política pública específica para cuidar dos bichos e controlar essa população.

“Temos em vista dois projetos e, se Deus quiser, o mais cedo possível vai estar na ativa. Mas nenhum protetor dessa cidade está querendo canil ou abrigo. O que a gente gostaria mesmo de ter à nossa disposição seria um local que servisse de lar temporário para aqueles resgatáveis”, explicou.

Cléo Moura que fundou o grupo “S.O.S Pet”, que recentemente formou uma força-tarefa com o grupo “Castralinos” para resgatar gatos que viviam em situação de abandono em uma casa localizada na travessa Felismino Coelho, próximo ao Açude Grande, no Centro da cidade.

“Nós queremos os animais tratados, castrados, vacinados e saudáveis nas ruas, como eu acredito que as pessoas têm que aprender a conviver com os animais também”, ressalta.

G1 PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO