A equipe de Vigilância Epidemiológica do município de Mato Grosso deu início aos trabalhos de combate às doenças nas comunidades rurais. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) Edilene Rita e Laercio Cícero iniciaram os trabalhos de captura do mosquito palha na zona rural, nas Comunidades Castanho e Montes Claros.

Umas das doenças que podem ser combatidas é a leishmaniose visceral (LV), pois é uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mas, recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no país. Esses insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor de palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.

O cronograma de atividades segue pelas comunidades, e as próximas a serem atendidas são Umburana e Várzea Grande. Para qualquer esclarecimento, dúvidas e denúncias, o cidadão pode se dirigir à Secretaria de Saúde do Município, ou entrar em contato com Edilene e Laercio.

Genésio Oliveira

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 25 de setembro de 2019