Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Metas de saúde no MS, Catolé não cumpriu metade. São Bento é 1º na PB

Política

Metas de saúde no MS, Catolé não cumpriu metade. São Bento é 1º na PB

O Ministério da Saúde divulgou a avaliação dos investimentos em saúde pública da maioria dos municípios do Brasil, na Paraíba mais de duzentos deles estiveram recebendo os dados do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) que vem a ser uma iniciativa que busca o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), através de ações desenvolvidas. O objetivo é garantir o acesso integral da população aos serviços de atendimento com qualidade, gerando resultados positivos. São 13 metas a serem alcançadas pelas cidades.

No Médio Piranhas do Sertão duas das maiores localidades tiveram resultados bem diferentes. São Bento e Catolé do Rocha. O município de são-bentense liderou a lista das 223 cidades da Paraíba com melhor índice de avaliação do Programa de Qualificação de Saúde. Conforme o documento, São Bento atingiu o índice de 92,3% cumprindo 12 dos 13 indicadores exigidos pelo programa do Ministério da Saúde.  Na avaliação feita no ano de 2016, dos 15 indicadores o Município só havia cumprido oito. O prefeito do município, Jarques Lúcio (DEM), destacou o resultado positivo como uma marca importante. “Essa avaliação demonstra o trabalho responsável construído pela gestão”, comentou.

O fato tem tanta importância sobre o resultado das metas que Dra. Gizeli responsável pelo acompanhamento de saúde pública da FAMUP (Federação de Municípios da Paraíba) gravou um áudio parabenizando o primeiro lugar estadual de São Bento, ouçam logo abaixo.

CATOLÉ DO ROCHA

Já Catolé do Rocha o resultado é negativo, o município do prefeito Leomar Maia (PTB) e que tem como secretária de saúde a primeira dama, Paulina Maia atingiu apenas 5 das 13 metas do Programa de Qualificação. Catolé alcançou apenas 38,46% no índice de avaliação do PQA-VS, e com isso ficou entre as piores em seu tamanho da Paraíba. Na semana passada o TCE-PB alertou a PMCR sobre baixo investimento público municipal.

A informação foi divulgada no Diário Oficial da União, através da Portaria nº2.369 publicada na última quarta-feira (11) de setembro.

Confiram mais detalhes do resultado no link abaixo, com redirecionamento a publicação do Ministério da Saúde.

http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.369-de-5-de-setembro-de-2019-215564542?fbclid=IwAR3OE2ppQdXA1BDBhOKp7sG9wadIsYFhyXTNbpNPxbUwZIlHLeXVeDm4ds8

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO