Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Elídio vai se manter no PT nas eleições 2020 em Belém do Brejo do Cruz

Política

Elídio vai se manter no PT nas eleições 2020 em Belém do Brejo do Cruz

A grande novidade das eleições municipais do ano que vem, o fim das coligações partidárias para a eleição de vereadores deve exigir uma identificação ainda mais consistente dos partidos políticos e candidatos durante a campanha.

Nas cidades pequenas os efeitos serão rápidos, pois a polarização é mais forte e na maioria dos casos os municípios terão candidatos em três ou quatro partidos num total. Lá em Belém do Brejo do Cruz por exemplo, um caso isolado é o vereador Elídio Valdivino, ele é filiado ao PT, partido que não tem hoje em dia pré-candidato a prefeito e que pode ter poucos candidatos ao parlamento em 2020, dificultando sua reeleição, mas o mesmo garante permanecer na legenda.

“Ficarei no PT, foi onde recebi oportunidade e seria injusto por causa dessa mudança na lei, sair na campanha do ano que vem. O que vamos fazer pra ter uma compensação é convencer as pessoas sobre a possibilidade de continuarmos no mandato, trabalhando pelo povo, mostrando que é possível fazer”; disse ele.

ELEIÇÕES – A mudança fez parte da reforma política que também criou a cláusula de barreira, ou cláusula de desempenho, que já vigorou nas eleições majoritárias do ano passado e estabeleceu regras mais duras para que os partidos tenham acesso ao fundo eleitoral e ao tempo de propaganda política no rádio e na TV.

Na prática, a medida visa evitar que um partido transfira votos para candidatos de outras legendas que não obtiveram votação expressiva apenas por estarem coligados. No entanto, esta “transferência” de votos segue sendo permitida entre candidatos do mesmo partido, o que, pode fazer com que lideranças partidárias invistam ainda mais nas campanhas dos famosos “puxadores” de votos, como o clássico exemplo do palhaço Tiririca nas eleições de 2014.

Vale lembrar que nada muda com relação às coligações para as eleições majoritárias, no caso de 2020, a corrida pela Prefeitura.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO