Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Fiscalização de transportes escolares de oito cidades da região de Pombal

Política

Fiscalização de transportes escolares de oito cidades da região de Pombal

Veículos escolares de prefeituras municipais do Sertão da Paraíba deverão passar por vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e Ministério Público da Paraíba (MPPB), neste final de semana.

No domingo (10), as inspeções vão acontecer na ciretran de Pombal. Serão inspecionados os veículos das prefeituras de Pombal, Cajazeirinhas, Lagoa, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Malta, Condado e Vista Serrana.

As vistorias fazem parte do projeto “Transporte Escolar – Alegria de Ir e Vir”, idealizado pelo MPPB e que vem sendo executado, desde 2013, em parceria com o Detran, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Polícia Militar da Paraíba, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

O trabalho objetiva garantir que os veículos cumpram as normas de segurança. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, os veículos de transporte escolar devem ter pintura de faixa horizontal na cor amarela, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ‘Escolar’, em preto; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação.

Além disso, o condutor de veículo deve ter idade superior a vinte e um anos; ser habilitado na categoria D; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO