Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Barragens de Brejo do Cruz e São José irão receber planos de segurança da PB

Política

Barragens de Brejo do Cruz e São José irão receber planos de segurança da PB

Pelo menos 11 grandes barragens da Paraíba vão passar a contar com planos de segurança. De acordo com governador, João Azevêdo (PSB), estão sendo elaborados planos específicos de segurança para cada uma delas com objetivo de prevenir rompimentos. A informação foi confirmada no programa de rádio Fala Governador.

Segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional das Águas (ANA), existem 462 barragens cadastradas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). No total, foram contabilizadas 1.197 barragens no estado, sendo 203 com dano potencial e 399 estão consideradas em categoria de risco.

No entanto, segundo a ANA, nenhuma barragem da Paraíba está em situação preocupante. João Azevêdo explicou ainda que os planos de segurança das barragens atendem a uma exigência da lei federal 12.334, que obriga os estados brasileiros a produzirem planos de segurança para manutenção dos seus reservatórios.

“Todos os estados deverão fazer e a Paraíba está saindo na frente. E muitas vezes, como foi o caso da barragem de Camará, além do plano de segurança, nós contratamos também o plano de enchimento, ou seja, o acompanhamento do enchimento das barragem por uma empresa”, explicou João.

Duas barragens do Médio Piranhas serão atingidas pelas ações, em Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz.

Lista de barragens que vão receber plano de segurança

Várzea Grande, em Picuí

Santa Rosa, em Brejo do Cruz

Poleiros, em Barra de Santa Rosa

Filismino de Queiroz, em São Vicente do Seridó

Capoeira, em Santa Teresinha

Cacimba de Várzea, em Cacimba de Dentro

Baião, em São José de Brejo do Cruz

Bom Sucesso, em Sossego

Camará, em Alagoa Nova

Acauã, em Itatuba

Camalaú, em Camalaú

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO