Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Rodrigo Maia em visita à Paraíba lembrou Catolé do Rocha

Política

Rodrigo Maia em visita à Paraíba lembrou Catolé do Rocha

O deputado Rodrigo Maia desembarcou na Paraíba nessa semana, onde participou de coletiva de imprensa na sede do seu partido, Democratas, em João Pessoa. Candidato a reeleição da Câmara Federal, a visita do parlamentar faz parte da sua articulação no Nordeste em busca de votos que garantam sua permanência na presidência da Casa, que até o momento soma o maior número de apoios. Durante encontro, ele falou da expectativa dos trabalhos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e garantiu que, reeleito, fará um mandato que garanta equilíbrio e diálogo com os demais deputados.

GERVÁSIO – Rodrigo comentou a ausência de Gervásio na reunião promovida por ele com os parlamentares paraibanos no apartamento do seu correligionário Efraim Filho, em João Pessoa, com o intuito de angariar votos para sua reeleição.

Maia lembrou que ele e o socialista fazem parte da mesma família, advinda de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano e avaliou: “Gervásio vai votar com o partido dele, mas seu espero que o partido possa reconsiderar o indicativo, já que é um partido que me apoiou na última eleição. É um partido muito importante, com grandes quadros e eu possa retomá-lo”.

Rodrigo arrematou mandando um recado para o socialista: “aí é uma opção: ou vota no partido ou vota na família”.

Uma das pautas durante a coletiva foi o apoio do PSB, que nacionalmente não sinalizou voto no candidato. “Minhas raízes estão aqui na Paraíba, o meu sobrenome Maia é daqui do Gervásio Maia (deputado federal eleito), que é do PSB, deve votar com o partido dele, mas que nós esperamos que eles reconsiderem e reavaliem o indicativo. Aí é uma decisão: ou vota no partido ou vota na família”, disse.

“Fizemos uma boa visita. Não vou tratar de votos, porque cada deputado tem seu voto e divulga da forma que entender melhor, mas foi uma reunião muito positiva, tivemos o apoio de um número de deputados maior que eu e o deputado Efraim esperávamos. Acho que tenho uma boa relação com a bancada de Paraíba e tenho certeza que paraibano vota em paraibano”, disse o deputado, em alusão à sua família que tem raízes em Catolé do Rocha, sertão paraibano.

O atual presidente da Casa também falou do apoio que recebeu do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL), destacando as expectativas de trabalho com esta nova gestão. “Nós temos o apoio do PSL, não do presidente. O presidente Bolsonaro disse que não ia participar da eleição da Câmara e ele está certo. Não deve participar porque são poderes independentes. O que me interessa é ter apoio dos partidos e o fortalecimento da boa política.

VOTAÇÃO CONTINUA SECRETA

O deputado segue agenda pelo Nordeste, articulando mais apoios. A eleição para os integrantes da Mesa Diretora da Câmara ocorre no dia 1º de fevereiro. A votação é secreta e para ser iniciada é necessário que haja quórum de 257 deputados (metade mais um do total de deputados). Na ocasião, além de presidente, também serão escolhidos dois vice-presidentes e quatro secretários titulares e outros quatro suplentes.

Se os deputados federais paraibanos seguirem a direção nacional das suas legendas, pelo menos sete votos estão garantidos por aqui: Wellington Roberto (PR), Hugo (PRB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Edna Henrique (PSDB), Ruy Carneiro (PSDB), Efraim Filho (DEM) e Julian Lemos (PSL).

Rodrigo Maia já tem o apoio de 12 dos 30 partidos que atuarão na Câmara Federal a partir de fevereiro. O Solidariedade, que elegeu 13 deputados, e o Avante, que elegeu 7 deputados, foram os últimos a anunciar, na semana passada, o apoio. O deputado já tinha votos de outras nove legendas: PR, PODEMOS, PSD, PPS, PRB, PROS, PSDB, PSC, PSL e DEM, partido do candidato a reeleição. Juntas, estas siglas somam 262 votos.

Para se eleger, Maia precisa de no mínimo 257 votos, que são secretos, logo não há garantia que os deputados seguirão as orientações dos partidos. O PDT também sinalizou apoio ao parlamentar neste início de semana.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO