A Prefeitura de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social e CRAS, proporcionou muitas atividades de cidadania nesse fim de ano. Primeiro houve um dia de lazer às crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os usuários foram levados para sala de cinema em Catolé do Rocha para assistirem o filme “O Grinch 3D”.

O dia de confraternização oportunizou o acesso ao cinema através de ações desenvolvidas pelo SCFV. Os ingressos ao cinema foram custeados com recursos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) do Ministério do Desenvolvimento Social.

De acordo com a Assistente Social Kenya Pereira, técnica responsável pelo SCFV, com apoio de todos os envolvidos (atores do CRAS, SMAS e Prefeitura) eles conseguiram executar várias ações desenvolvidas nos encontros semanais com as crianças e adolescentes.

“Pensamos em uma atividade coletiva que acontecesse para finalizar as atividades desenvolvidas no ano 2018 para crianças e adolescentes. Nessa direção, alinhamos a experiência do passeio a um dos objetivos gerais do SCFV, que é possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades”, disse.

Além da apreciação do filme, as crianças comeram pipocas e beberam refrigerante durante a exibição, num clima típico e mágico que só o cinema proporciona. O filme arrancou muitas gargalhadas de todos os presentes.

CRECHE – Os alunos da Creche Municipal Creuza Maria da Conceição participaram da solenidade de formatura pré-escolar. A oradora da turma “Estrelas do Amanhã” foi a estudante Maria Valéria, enquanto que o juramento foi feito por Nicollas Ray. Os demais formandos foram AyslaLaviny, Douglas Melo, Israel Lucas, Jorge Henrique, Júlia Vitória, Marcos Vinícius, Nicolas Brayan, Thayná Lima, Thelles Cardoso e Vitória Cristinny. Depois de serem diplomadas, as crianças receberam presentes de Natal e participaram de uma valsa.

“Eu avalio como uma turma maravilhosa. Foi um momento prazeroso trabalhar com essas crianças, pois é o primeiro passo da vida estudantil de cada um deles, para seu desenvolvimento e na socialização no ambiente escolar”, explicou a professora da turma, Rita Maria.

Para o secretário de Educação de Mato Grosso, José Ronaldo, o momento foi esperado pelos pais dos alunos e administração municipal. “É motivo de muita alegria dividir esse momento de aprendizagem de nossas crianças. Isso é um passo adiante de um sonho de cada mãe e cada pai que juntos formamos essa corrente de aprendizagem com nossos professores”.

Estiveram presentes os paraninfos da formatura, prefeito Doca Lima e a secretária de Administração e Planejamento, Maria Rita; professores homenageados, Albertina Almeida e Alana Neves; coordenadora da creche, Kattarina Soares; diretora da creche, Maria Elivânia; vice-diretora, WesnaKalliny; convidados e pais dos formandos.

GRÁVIDAS – Gestantes acompanhadas pelo programa “Bem Gestar”, participaram de uma confraternização para encerrar as atividades desenvolvidas no ano de 2018.

Houve bingo, sorteio de brindes, mensagens de agradecimento das mulheres e entrega de enxovais para as mães que estão nos últimos dias de gestação. Os kits foram entregues com benefícios eventuais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mato Grosso.

O grupo faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A secretária de Assistência Social, Maria Francisca, agradeceu a participação de todas as gestantes do grupo e aos profissionais que desenvolveram os trabalhos em equipe.

IDOSOS –  A Prefeitura promoveu também uma festa confraternização para o grupo de idosos “Feliz Idade”. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e CRAS no último dia 5.

O grupo possui um trabalho social que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares, convívio comunitário, prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e sociabilidade dos idosos.

Os Idosos foram acolhidos de forma especial, com direito a tapete vermelho e desfile, exaltando as qualidades de cada um deles. Em seguida foi apresentado um vídeo com fotos das atividades, eventos e passeios desenvolvidos no decorrer do ano de 2018.

Foi realizada uma brincadeira de amigo secreto como forma de confraternização. Logo após, foi feita a leitura de uma mensagem de final de ano. Ao final da comemoração, os idosos degustaram um delicioso jantar e receberam uma lembrancinha feita pela equipe do CRAS/SCFV. A noite foi marcada por momentos de descontração, ao som do trio pé de serra.

“O encontro foi regado com muita alegria, disposição e animação de todos que juntos celebraram o final de mais um ano maravilhoso”, disse a secretária de Assistência Social, Maria Francisca.

CASA DE APOIO – Por fim a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma confraternização para pacientes da casa de apoio que buscam tratamento médico em João Pessoa.

A comemoração contou com um culto de oração. No encerramento, foi servido um jantar e entregues diversos brindes aos presentes.

Durante a semana, o município oferece aos pacientes e familiares o direito a transporte, hospedagem, alimentação e assistente de apoio para acompanhamento e marcação de consultas.

Por: ASCOM/ G Oliveira

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 24 de dezembro de 2018