Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Patrulha Mirim encerrou suas atividades em 2018 na cidade de São Bento

Policial

Patrulha Mirim encerrou suas atividades em 2018 na cidade de São Bento

Nesta semana aconteceu o encerramento da 1ª turma do Projeto Patrulha Mirim Solidária (P. M. Sol.) na cidade de São Bento-PB. Estiveram presentes o comandante do 12º BPM, Major Esaú Barboza, o comandante da 3ª Companhia do 12º BPM e idealizador do projeto, Tenente Fernando Galindo, o monitor da turma, Cabo Monteiro, dentre outras autoridades civis e militares e professores da escola onde as crianças estudam.

Durante a solenidade houve entrega de prêmios (um notebook e dois tablets) aos três primeiros colocados, e certificados aos 35 alunos do projeto. Também houve a premiação com a entrega de 4 placas de homenagens a toda a coordenação do curso por parte da escola André Pedro.

O Projeto.

O Projeto Patrulha Mirim Solidária (P.M.Sol.) é um programa cívico social firmado entre a 3ª Companhia do 12º BPM, sediada em São Bento-PB e a Escola Municipal André Pedro da Silva, localizada no bairro São Bentinho. O projeto conta com a participação de 35 crianças com idades entre 9 e 12 anos de ambos os sexos e todas devidamente autorizadas pelos pais.

A Patrulha Mirim Solidária (P.M.Sol.) tem por objetivo auxiliar o aluno (crianção e/ou adolescente) em situação de vulnerabilidade a ser responsável pelo seu desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao seu caráter, ajudando-os a desenvolver plenamente as suas potencialidades intelectuais, sociais e afetivas como cidadão responsável, participante e útil, não só no âmbito da escola, mas também de toda a comunidade.

O projeto foi idealizado pelo 1º Tenente PM Fernando Galindo, comandante da 3ª Companhia do 12º BPM, e começou no início de julho, com duração prevista de 6 meses, com encontros duas vezes por semana. O programa tem como método os seguinte pontos: a aprendizagem eficazmente planejada e sistematizada, avaliada nos diversos níveis, no qual os patrulheiros mirins solidários fazem o juramento de assumir voluntariamente o compromisso estabelecido pelo programa, cumprindo as regras e o seu regulamento; descoberta e aceitação progressiva da responsabilidade; disciplina assumida voluntariamente, e capacidade tanto para colaborar como para liderar.

Os alunos do programa participam de atividades progressivas, atrativas e recreativas, como jogos, habilidades e técnicas úteis, vida em contato com o meio ambiente, interações com a comunidade e ainda ações de cidadania. Dentre os princípios abordados pelo programa estão seguir sempre os princípios de Deus, amar e respeitar seus pais e educadores, viver em harmonia amando o seu próximo com a si mesmo, promover a paz, o respeito e a dignidade humana, desviar do caminho da prática de ações negativas, e cultivar as nossas tradições e raízes.

“Esse projeto demonstra a sensibilidade da Polícia Militar da Paraíba em promover os direitos das crianças, ensinando-lhes lições e noções de patriotismo, civismo, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção de drogas e aquisições de hábitos saudáveis. Os patrulheiros mirins recebem instruções, e participam de ações socioeducativas, palestras, ordem unida, cultivo de plantas, dentre outras ações, que estimulam o trabalho em equipe e a disciplina e valorizam a cultura da paz, mantendo-as longe de coisas erradas,“destacou o Tenente Fernando.

Ainda de acordo com o comandante da 3ª Companhia do 12º BPM, a frequência à escola e o rendimento escolar dos alunos melhoraram significativamente depois do projeto. “Antes tinha aluno que tirava nota 1. Hoje esse aluno está tirando nota 9. A escola apresentava alto índice de violência e até pessoas que não eram alunos, pulavam os muros da escola com a intenção de desviar os alunos do caminho certo; graças ao projeto Patrulha Mirim Solidária, hoje isso não acontece mais. Isso é muito gratificante e de um valor imensurável”.

SÃO MAMEDE – Pouco antes do encerramento as crianças do Projeto, visitaram a Reserva Ambiental Verdes Pastos na cidade de São Mamede-PB. A visita foi acompanhada pelo comandante do 12º BPM, Major Esaú Barboza, pelo comandante da 3ª Companhia do 12º BPM, Tenente Fernando Galindo. Na ocasião, foi ministrado às crianças do projeto, uma instrução sobre preservação do meio ambiente, tendo como um dos palestrantes o Pastor JhonMadcraft, que é o responsável pela manutenção da reserva ambiental.

Foi o encerramento das visitas e viagens das crianças do Projeto Patrulha Mirim Solidária em 2018, que já visitaram o Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro em Caicó-RN e o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Patos. Elas também participaram de uma caminhada pela paz na cidade de Catolé do Rocha, bem como de diversas blitz educativas e panfletagens no trânsito de São Bento.

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO