Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Encontro de profetas da chuva em Catolé do Rocha

Entretenimento

Encontro de profetas da chuva em Catolé do Rocha

Será realizado nesta terça-feira (18 de dezembro), no auditório do Campus IV da UEPB, sítio Cajueiro, em Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, o III Encontro dos Profetas da Chuva. O evento que é promovido pelo IFPB – Instituto Federal da Paraíba, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha deverá reunir representantes de vários municípios paraibanos, a exemplo das duas primeiras edições, realizadas em 2016 e 2017.

Além dos profetas da chuva, o encontro vem chamando a atenção de agricultores, produtores rurais e de apologistas da cultura nordestina, que veem nestes visionários o ressurgimento das crenças e costumes dos nossos ancestrais.

Profetas firmam suas previsões a partir experiências com a natureza

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão. Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento.

As previsões são, em geral, produzidas antes e durante estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

As práticas, as observações da natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, transmitidos oralmente de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura de praticamente todos os estados do Nordeste.

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Entretenimento

TOPO
%d blogueiros gostam disto: