Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Luiz Couto ajuda venezuelanos na Paraíba

Política

Luiz Couto ajuda venezuelanos na Paraíba

Obter qualificação profissional e certificação para conseguir emprego que lhes dê condições de vida digna na Paraíba é uma das necessidades mais urgentes dos 45 venezuelanos que se encontram no Conde.

Acolhidos provisoriamente no Serviço Pastoral do Imigrante em Jacumã, os refugiados receberam a visita do deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, a quem pediram apoio para fazer cursos que os habilitem ao mercado de trabalho.

Couto anunciou que vai tentar ajudá-los dialogando com o setor privado e governamental, junto aos quais tentará alternativas de emprego e assim atender aos objetivos de um programa das Organização das Nações Unidas (ONU) de interiorização e inserção profissional de venezuelanos que migram para o Brasil desde a ascensão de Nicolás Maduro à Presidência daquele país em 2013.

Deixando para trás uma superinflação agravada por pobreza e falta de emprego em escala ascendente, os venezuelanos entram no Brasil preferencialmente por Roraima e tentam se estabelecer em Boa Vista, capital daquele Estado, mas lá enfrentam todo tipo de hostilidade.

Alegando falta de condições e orçamento para abrigar todos os imigrantes, Teresa Surita, prefeita daquela cidade, estima que 500 venezuelanos deveriam deixar Boa Vista todo mês. Seria essa a única forma de conter o fluxo e evitar uma situação de colapso, argumenta ela.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO