Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Investimentos em SAMUs de Belém e Sousa

Política

Investimentos em SAMUs de Belém e Sousa

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Sousa, participaram no auditório da UFCG no centro da cidade, de um curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

A requalificação é recomendada para Reconhecimento e Normatização de Profissionais e Equipes do SAMU, conforme Portarias do Ministério da Saúde para o Atendimento Pré-hospitalar em Urgência e Emergência.

O curso aplicado por profissionais da Fox Resgate, contou com a aulas teóricas e práticas sobre os seguintes assuntos: primeiros socorros, avaliações de traumas, hemorragia e choque, fraturas, imobilizações, manobras de giros, elevação e transporte de pacientes, emergências clínicas, parto de emergência, paciente psicossocial além da reanimação cardiopulmonar (RCP) e o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

De acordo com a coordenadora do SAMU de Sousa, Waleska Cristina, a requalificação dos “samuzeiros” é fundamental para o bom atendimento aos cidadãos. “O curso é para que a gente possa atualizar o conhecimento dos profissionais sobre os conteúdos e as diretrizes dos atendimentos, buscando sempre o atender com qualidade e segurança todos que necessitem do serviço”, disse Waleska.

O curso foi uma parceria entre a coordenação do SAMU e a secretaria de saúde através da secretária, Amanda Silveira.

A enfermeira Thais Regina Vieira de Lacerda, de 30 anos, foi uma das instrutoras no curso de Atendimento Pré-hospitalar em Urgência e Emergência para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Sousa. Durante o curso, ela mostrou o os procedimentos que podem salvar a vida de uma pessoa em parada cardiorrespiratória (PRC). Thais explicou o que os profissionais de saúde precisam fazer e também o que qualquer pessoa sem ser da área de saúde deve aprender para agir ao se deparar com uma situação de paciente em PCR.

A parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e o indivíduo deixa de respirar, sendo necessário fazer uma massagem cardíaca para fazer com que o coração volte a bater.

O que fazer na parada cardiorrespiratória?

A parada cardiorrespiratória é sempre uma situação muito grave e de muita urgência, requerendo manobras imediatas de ressuscitação que devem ser realizadas por uma pessoa da equipe de saúde se o paciente encontra-se internado num hospital ou que devem ser iniciadas por um leigo, se ele não está num hospital, até a chegada de socorro especializado.

BELÉM DO BREJO DO CRUZ

O Samu é um serviço de grande utilidade e é essencial para a qualidade na prestação de serviços aos cidadãos. Pensando nisto, a administração de Belém do Brejo do Cruz juntamente através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de novos uniformes, para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Durante o momento, o prefeito Evandro Maia (Avante), disse aos membros da equipe o quanto o uniforme é respeitado e a admiração que as pessoas do município têm pelo trabalho prestado. “Nosso objetivo é oferecer todo suporte necessário para que os profissionais consigam desempenhar sua função com eficiência. Sentimos a necessidade de renovar os uniformes, pois além de preparados os profissionais precisam estar devidamente equipados”, enfatizou.

Participaram da solenidade de entrega, o coordenador do Samu de Belém do Brejo do Cruz Israel Martins de Andrade, os servidores motoristas, socorristas, Geoston Lócio, Vilamar Dantas, Geraldo Saraiva, enfermeira Sueli Azevedo, chefe de gabinete Jaqueline Ferreira Targino da Cruz.

Panorama Notícias

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO