Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Matança de gatos por todo o Nordeste Brasileiro

Policial

Matança de gatos por todo o Nordeste Brasileiro

A crueldade contra animais está aflorada por todo o Nordeste, por exemplo, cerca de 20 gatos foram mortos a pauladas no polo de lazer Gustavo Braga, na Avenida João Pessoa, em Fortaleza. O local é ponto de abandono de animais. Os bichos nesse semestre foram encontrados com sinais de violência por protetores independentes.

De acordo com Floriana Oliveira, protetora de animais que atua na área, uma equipe se deparou com animais ensanguentados; dois deles estavam agonizando e foram levados ao veterinário. Os protetores aguardam laudo para comprovar os maus-tratos.

“A violência naquele local é uma constante. Desde 2014 a gente vem lutando pra conseguir câmeras de segurança. Já houve envenenamento e de 2014 pra cá perdemos mais de 400 animais envenenados… são violências diversas. A gente sempre se depara com animais jogados num canal que tem lá, não tem fiscalização”, denuncia.

Ela afirma que a população do entorno é intolerante à permanência dos bichos. “Reina a lei do silêncio. A gente suspeita que moradores do entorno pagam alguém pra praticar a violência, porque lá ‘ninguém sabe, ninguém viu’”, comenta.

Segundo a protetora, são feitos boletins de ocorrência sempre que constatados casos de violência contra animais no local, porém, por falta de câmeras de segurança, o trabalho da polícia é dificultado. “A polícia acaba não tendo o que fazer, porque não tem pistas”, completa.

Intolerância

Presidente da ONG de proteção animal Deixa Viver, Gabriela Moreira frisa que a comunidade, como a maioria da cidade, não aceita os animais serem alimentados e cuidados. “Isso acontece em todos os pontos de abandono que a gente cuida.”

Com apoio da ONG, os protetores independentes denunciaram a situação para a Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Fortaleza (Coepa), pedindo ajuda para outros órgãos competentes que possam intervir na área.

“Estamos aguardando algum tipo de ação do poder público. Eles são constantemente agredidos e mortos, lá também é ponto de droga e piora ainda mais a situação”, destaca Floriana.

JOÃO PESSOA

Na cidade de João Pessoa, capital paraibana, gatos também foram encontrados mortos em uma área do Centro Administrativo de João Pessoa. Os animais apresentavam sinais de envenenamento. De maio pra cá mais de 2o animais já foram encontrados mortos no local. A suspeita é que alguém estaria colocando comida envenenada para os gatos.

A polícia Civil esteve no local e faz investigação do crime. Órgãos de direitos dos animais também cobraram a apuração e identificação dos autores da matança.

SERTÃO

Outro animal foi encontrado morto, na entrada do Sítio São Bento com o Sítio Veneza, no município de São João do Rio do Peixe.

O animal, que segundo a comunidade se trata de um filhote de onça teria sido atropelado por um veículo de condutor não identificado.

A bióloga Maria das Dores Abreu (Branquinha Abreu), disse se tratar de um gato do tipo Maracujá, que é um animal nativo da região.

Branquinha alertou para crime ambiental, que segundo ela, o animal está quase em extinção.

Sobre o Maracujá

O gato-maracajá é um felino nativo da América Central e América do Sul. Tem, como característica, uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Os seus pelos são amarelo-escuros nas partes superiores do corpo e na parte externa dos membros. Tem manchas sob a forma de rosetas com uma região central amarela por todo o corpo, da cabeça à cauda. Uma característica da espécie são seus olhos bem grandes e protuberantes, como também, focinho saliente, patas grandes e cauda bastante comprida.

É um animal de hábitos noturnos e solitário. Possui uma grande habilidade arborícola, porém sua locomoção se dá a maior parte do tempo pelo chão. Seu tempo gestacional ainda é desconhecido, tendo assim poucos dados sobre. Sabe-se que o seu período de gestação dura em média em torno de 81 a 84 dias, onde nasce apenas um único filhote.

G1 Ceará

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO