O Democratas na Paraíba, através do presidente Efraim Morais, e o deputado federal Efraim Filho tem sido o centro de notícias nos últimos dias. Eles por exemplo, por interesse partidário reuniram diversos prefeitos e lideranças políticas num evento de apoio aos pré-candidatos a governador, João Azevêdo (PSB), e ao senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (PSB). O encontro foi no município de Várzea.

Participaram os prefeitos de Várzea, Toninho (DEM), de São José do Sabugi, Segundo (DEM), São Mamede, Jefferson Morais (DEM), São Bento, Jarques (DEM), Solânea, Kaiser Rocha (DEM), de Itapororoca, Elissandra (DEM), de Santa Cecília, Beto de Chico (DEM), de São João do Cariri, Cosme (DEM), de Juripiranga, Dr. Paulo (PSB), de Lastro, Dr. Athaíde (PSB), de Barra de Santa Rosa, Neto (DEM), e, Caaporã, Kiko (PDT).

Também estiveram presentes os ex-prefeitos de Salgado de São Felix, Adaurio (DEM), de Paulista, Severino (PTB), além de vereadores aliados do município de Santa Luzia e o deputado estadual Buba Germano (PSB) e o pré-candidato a deputado estadual Raoni Mendes (DEM).

Efraim é cotado como provável candidato a vice, na chapa encabeçada por João Azevêdo, para concorrer ao Governo da Paraíba, mas a outra informação que mexeu de vez com o quadro político foi a aparição de Morais ao lado de Cássio, Lucélio e outras lideranças, na cidade de Santa Cecília no último fim de semana. A foto foi feita exatamente um dia após as especulações de que a Executiva Nacional do DEM estaria pressionando o partido a seguir com a oposição na Paraíba, mas Efraim negou, mesmo que sem muita veemência, a adesão.

Lembrando que no cenário nacional o DEM deve seguir com o presidenciável Geraldo Alckmin.

A convenção do Democratas está marcada para o dia 5 de agosto, um dia depois da convenção do PSB, e isso também valeu o alerta.

Efraim Filho (DEM) viajou nessa quarta-feira (25) para Brasília, onde participa de reunião da executiva do partido. O encontro foi convocado pelo presidente do partido, o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto. Há dois caminhos a seguir: verticalização das alianças ou respeitar os arranjos locais.

Efraim diz esperar que o partido dê autonomia às executivas estaduais para decidir de acordo com os arranjos locais. Nacionalmente, o partido fechou com a pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

Essas questões mexem com aliados diretos, por exemplo, em São Bento, maior cidade do estado comandada pelo DEM, o deputado federal e pré-candidato a senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e o disputante a governador João Azevedo do PSB já foram recebidos, onde participaram de um encontro com lideranças, evento promovido pelo prefeito da cidade, Jarques Lúcio (DEM). Na oportunidade, o prefeito anunciou seu apoio e empenho à pré-candidatura ao Senado de Veneziano.

Durante entrevista à imprensa local, o prefeito de São Bento destacou os motivos para apoiar João para governador e Veneziano para senador. “Eu chamei João e Veneziano, porque São Bento vive um novo tempo de trabalho, de honestidade, de compromisso com as pessoas. João é um homem extremamente preparado. E eu quero dizer a toda a população de São Bento que, sendo eleitos, o governador João e o senador Veneziano Vital, a população pode ter a certeza de que, no Governo e no Senado, eles vão ajudar São Bento a destravar uma luta grande que nós temos, que é o nosso hospital, que começou em 2001. Eu tenho certeza que com João governador e Veneziano senador, essa obra será destravada e concluída”.

Assessoria

Categorized in:

Política,

Last Update: 25 de julho de 2018