Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Cão terapia ajuda crianças que sofrem com Zika em Campina Grande

Política

Cão terapia ajuda crianças que sofrem com Zika em Campina Grande

Pioneiro, o projeto é apoiado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), pelo Ipesq e atende 86 crianças com microcefalia, além de 40 idosos. Quatro cães (da raça labrador) adestrados pelo Corpo de Bombeiros são usados para auxiliar no tratamento de crianças com microcefalia.

O projeto recebe o nome de Cão Bombeiro Terapia. “A gente pega multas de descumprimento de conduta e obrigações trabalhistas, de ações judiciais, e pega esses valores e coloca em projeto sociais como esse, revertendo esses valores para a sociedade”, explica o procurador do trabalho Raulino Maracajá.

“Além de serem utilizados em resgates, os cães fazem esse lado social, são importantes para estimular essas crianças, proporcionar esse contato físico, essa interação. Eles vão ao Ipesq em dias alternados, de modo que todas as crianças sejam beneficiadas”, informou a tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Josilene Sales Tavares, coordenadora do projeto.

Toda semana, o casal de labradores Nego e Negona, com os filhotes Nega e Neguinho têm uma missão especial no Ipesq. Juntamente com o treinador, o tenente Mendes, eles auxiliam na terapia e no acompanhamento de meninas e meninos que nasceram com a Síndrome Congênita do Zika Vírus ou têm microcelafia por outras causas.

Dessa forma, eles tornam o ambiente de tratamento menos doloroso. A família canina também é querida pelos integrantes do programa “Idoso sim, velho não”.

“O projeto é de se apaixonar. Através do animal de estimação, daquele cão treinado para isso, trazer alegria, melhorar a parte cognitiva, trazer interação entre o animal e as crianças com microcefalia e, também, com pessoas da terceira idade. É um projeto belíssimo, feito com amor e dedicação por todos que fazem parte dele”, ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

BOMBEIROS

Jailma tem filhos gêmeos que nasceram com a síndrome congênita do vírus da Zika. Ela reconhece a evolução deles com a terapia com cães. “Eles não tinham movimento de mãos e quando veem o cachorro, querem pegar. A evolução é muito boa”, Jailma Lima

“O tratamento com cães traz muitos benefícios para a criança. Elas ficam extremamente motivadas e isso ajuda bastante a gente nas terapias”, conta a fisioterapeuta Thamires de Sales.

A ideia foi abraçado pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), em Campina Grande. “A gente já tinha o cão de resgate e em algumas pesquisas descobrimos que esse tipo de terapia, assistidas com cães, iria melhorar a qualidade de vida dessas crianças, aumentando a imunidade, a interação social”, disse a comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jousilene Sales.

MPT PB

 

 

 

 

 

Continue lendo...
Espere! Abaixo temos mais Notícias para você...
Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO