Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Indefinição marca o fechamento da chapa de João Azevedo

Política

Indefinição marca o fechamento da chapa de João Azevedo

Um movimento de lideranças políticas do interior Estado, no campo governista, tem o objetivo de formatar uma plataforma de propostas para as regiões do interior e sugerir nomes para ocupar a vaga de vice na chapa de João Azevedo (PSB).

Esse grupo é formado por Wilson Santiago, que é um dos idealizadores, e por outras lideranças, como Pollyana Dutra, ex-prefeita de Pombal; Zenildo Oliveira, de Sousa; além de outros nomes. O grupo de líderes pretende agregar entidades, movimentos da sociedade civil e organizada, para debater o futuro da Paraíba.

WILSON DEFENDE – Presidente do PTB, Wilson Santiago defende a tese de que o nome para compor a chapa do PSB, na condição de candidato a vice-governador, deveria obedecer ao critério geopolítico, abrindo vaga para um candidato do Sertão. E até sugeriu um nome: do deputado Nabor Wanderley (PRB), ou Arlan Rodrigues (PTB) empresário de Cajazeitras nessa vaga.

Nesse cenário nomes do Sertão ainda aumentam como o ex-prefeito de Sousa, João Estrela.

EFRAIM – Presidido no Estado pelo ex senador Efraim Morais, o DEM, também quer indicar o candidato a vice na chapa majoritária a ser encabeçada pelo ex secretário João Azevedo. O vice-presidente nacional do partido, Efraim Filho, garantiu, que a decisão só terá tomada próximo das convenções. Efraim observou que processo ainda é de conversa e que não há pressa para esta definição.

Nas entrelinhas, Efraim Filho, deixou transparecer que o argumento do DEM é reunir uma estratégia geopolítica, tendo representantes de várias regiões do Estado na majoritária, e a experiência política e capacidade articulista de Efraim Morais ao lado de João Azevedo.

– Com a capacidade técnica de João Azevedo, Efraim é o político com a capacidade de articulação e política e isso faz a diferença na composição da chapa e na campanha. São esses os argumentos que apresentamos, mas essa decisão é definida pelo governador Ricardo Coutinho e o conjunto de partidos do arco da aliança – disse.

O ex-senador Efraim Morais dos socialistas, está aliado desde 2010. Para quem não se recorda, mas o blog atualiza a memória de quem já esqueceu, ele que lançou a candidatura do hoje governador Ricardo Coutinho ao Governo do Estado. Isso em dezembro de 2009.

“Se depende exclusivamente de mim, claro que Efraim é o nome ideal. No entanto, vai depender dos partidos que gravitam em torno de nossas candidaturas (pré). Tem a minha total e irrestrita solidariedade”, defendeu o pré-candidato a senador Veneziano Vital.

Durante encontro, o deputado Veneziano defendeu o ex-senador Efraim Morais como candidato a vice-governador: “É um nome qualificado. Tem meu apoio, acho que pode ser. Não tenha dúvidas, soma para a chapa. É meu companheiro e está com Ricardo Coutinho desde 2010, não se pode perder de vista isso. Agora, é uma decisão que não compete apenas uma opinião pessoal, mas de todos.”

A citação dessas três opções foi feita pelo deputado Adriano Galdino (PSB), que é dito como  um dos homens de confiança do governador Ricardo Coutinho (PSB.

PT – O PT da Paraíba que poderia ser um empecilho, levantou a bandeira branca para os nomes e partidos da base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB) que votaram favoráveis ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e não farão nenhum veto à formação da chapa majoritária, tampouco cobrará espaços.

Para consolidar o apoio do PSB estadual à pré-candidatura do ex-presidente Lula, à sucessão estadual, o partido está disposto a fazer todas as concessões. Segundo o presidente da sigla, Jackson Macêdo, a decisão agora caberá exclusivamente aos socialistas. O PT apenas quer o apoio a Lula, em troca, apoiará a chapa do governo sem fazer nenhum veto.

Mas o partido na Paraíba é dividido em alas, e a principal expressão o deputado federal Luiz Couto, deixou claro em entrevista, que a condição para os petistas apoiarem a candidatura de João Azevedo (PSB), ao governo do Estado, é o governador Ricardo Coutinho (PSB), defender publicamente, a candidatura do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto.

“Se o governador apoiar a candidatura de Lula, tudo estará resolvido”, diz deputado

Couto enfatizou que prioridade do PT não é mais integrar a chapa majoritária a ser encabeçada por João Azevedo, mas buscar o apoio de lideranças políticas que simpatizam com a pré-candidatura do ex-presidente Lula, bem como se manifestam sobre  a soltura da prisão em Curitiba.

Para Luiz Couto, o apoio a candidatura de Lula é a urgência do PT antes do processo eleitoral de outubro.

O deputado, que foi cotado para disputar uma vaga ao Senado Federal e ainda com o nome à disposição para esta disputa, disse que prefere a reeleição.

ESQUERDA MANIFESTA – Cinco partidos de esquerda que orbitam a chapa do pré-candidato João Azevedo divulgaram manifesto. O grupo cobra espaço na chapa majoritária como condição para que a militância seja mobilizada. As siglas, em contrapartida, reforçam críticas às lideranças e partidos que votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). A relação traz aliados de primeira hora do socialista, a exemplo dos deputados federais Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho. O primeiro, vale ressaltar, é nome certo para a disputa do Senado na chapa.

Confira o manifesto assinado por lideranças de PT, PCdoB, Rede, PMN e PPL:

MANIFESTO

Assinaram:

Jackson Macêdo

Presidente do PT PB

Gregoria Benário

Presidente do PCdoB PB

Gerson Batista de Vasconcelos

Presidente da REDE PB

Lidia Moura

Presidente do PMN PB

Francisco de Assis Pereira

Presidente do PPL PB

João Pessoa, 2018.

O QUE DIZ JOÃO – o pré-candidato João Azevêdo, não garante a vaga de vice para o DEM, aliado desde o primeiro instante do governo do PSB. Disse que “é um parceiro que está com a gente desde 2010” e que tudo isso será levado em consideração.

“Quando estivermos fechando a chapa é que vamos ter essa definição. Estamos mostrando esse quebra-cabeça em que as peças são mexidas com muito cuidado”, complementou.

Azevêdo não quer atrapalhar as conversações com outros partidos e, por isso, entende ser estratégico deixar as vagas de vice e o segundo espaço de senador em aberto.

Dos partidos da base aliada de situação, os democratas recebeu já o apoio do Avante do deputado estadual Genival Matias.

O que diz RC – O governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou que os partidos aliados já vêm discutindo para escolher e consolidar o nome do candidato a vice-governador na chapa encabeçado por João Azevedo.

No entanto, Ricardo Coutinho destacou que o candidato não pode ter maior representatividade do que o candidato a governador, mas deve-se levar em conta a região e o perfil político deve ser analisado pelos partidos da aliança.

“Estamos trabalhando com uma série de alternativas que fortalece muito a caminhada de João Azevedo mas tudo tem seu tempo e o nosso tem sido cumprido rigorosamente de acordo com aquilo que foi pensado e temos que agregar valores”, destacou.

Diário do Sertão

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO