Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Caravana do coração vai passar por Sousa, Catolé e Pombal

Política

Caravana do coração vai passar por Sousa, Catolé e Pombal

A sexta edição da Caravana do Coração será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no período de 2 a 14 de julho. A equipe de profissionais percorrerá 13 municípios paraibanos (Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape) e será a maior em número de atendimentos e de voluntários.

“Serão cerca de 120 profissionais envolvidos e a meta é atender cerca de duas mil pessoas, entre crianças com cardiopatia; mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia. Será feita uma média de 16 mil atendimentos nos 13 dias de atividades”, anunciou a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras.

Cada pessoa atendida passa por uma série de consultas e exames. Serão consultas cardiológica; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. E ainda há a parte lúdica. Uma equipe da arte-educação recepciona todas as pessoas que chegam pra receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.

A Caravana existe desde 2011 e, até agora, já foram atendidos 6.741 pacientes, sendo três mil crianças identificadas com cardiopatias; 330 profissionais envolvidos. Além dos atendimentos, a Caravana promove várias capacitações para os profissionais de saúde locais. Até o momento, foram 2.418 qualificações.

As capacitações serão destinadas para as equipes de atenção básica, hospitalares e Samu, gestores municipais, Gerentes Regionais de Saúde, gestores dos hospitais e professores das Redes municipal e estadual.

Entre os cursos, estão “Apresentação RCP, discussão do protocolo de pré-natal”; “ Pré-natal de alto risco (Hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc)”; “Capacitação em Neonatologia (surfactante, estabilização do neonato de risco, CPAP artesanal, etc)”; “transporte da gestante e neonato de risco (SAMU)”; “Primeiros socorros e identificação de cardiopatas no ambiente escolar”.

Percurso da VI Caravana do Coração/julho de 2018

Dia 2 – Monteiro

Dia 3 – Princesa Isabel

Dia 4 – Itaporanga

Dia 5 – Cajazeiras

Dia 6 – Sousa

Dia 7 – Catolé do Rocha

Dia 8 – Pombal

Dia 9 – Patos

Dia 10 – Picuí

Dia 11 – Esperança

Dia 12 – Guarabira

Dia 13 – Itabaiana

Dia 14 – Mamanguape

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO