Os vereadores de Brejo do Cruz aprovaram em tempo recorde Projeto de Lei do Executivo – PLE nº. 04/2018, e, segundo a Secretaria da Casa, todos trâmites regimentais foram obedecidos. A proposta objetivou aquisição de um veículo para a Assistência Social, sendo os recursos provenientes do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS.

Hermes Arruda (PR) esclareceu que os recursos para aquisição do veículo são provindos do FNAS, justificando o relator que, pelo fato do programa não constar na Lei Orçamentária – PPA, notadamente, o Executivo pleiteia, apenas, autorização deste poder para incluir no PPA o referido programa, sobremaneira, que se adeque aos dispositivos constitucional e aos ditames da Lei 4.320/64. Os demais membros das Comissões acompanharam o voto do relator e a matéria já foi transformada em Lei.

Durante os debates o vereador Lon Maia (PHS) demonstrou a sinalização desta casa para aprovar urgentemente matéria do executivo, ressaltando que “jamais iriam retardar votação de matéria que objetiva adquirir veículo para nosso município”. Lon justificou ainda matéria de sua autoria que visa conceder Título de Cidadão Brejo-cruzense ao senhor José Hercílio Filho, enumerando que há mais de trinta anos o homenageado reside em nosso município, quando casou-se com filha de Dr. Avany onde construiu grande amizade e, finalizando, pediu aos pares para aprovar a matéria.

O vereador Robinho de Braz (PSC) agradeceu ao atendimento de pleito de sua autoria que residiu no sentido das lâmpadas queimadas no bairro Emboca, avenida principal, notadamente, terem sido substituídas. O edil registrou que esteve em João Pessoa, ocasião em que visitou a casa de apoio onde foi muito bem recebido e pediu ao senhor prefeito que substitua o veículo Van que transporta pacientes para a capital, sob a égide de que o atual veículo está sucateado.

A vereadora Thalia Dutra (PR) agradeceu o feito, ou seja, a reposição das lâmpadas queimadas, enfatizando que é dessa forma que possamos trabalhar.

Novamente Hermes justificou pleito de sua autoria que objetiva aquisição, pelo município, de patrulha mecanizada com as máquinas: trator, grade arador e coletor de forragens, destacando que a oferta do serviço aos munícipes irá fortalecer a agricultura familiar e, sobremaneira, oferecer condições para que o homem do campo e sua família permaneçam em seu habitat, observou Hermes relacionando que outros municípios já adquiriram o kit rural por força de emenda parlamentar e tal aquisição deverá gerar economia para o município que não mais irá alugar trator para arar a terra, bem como o serviço será oferecido em tempo hábil, entendeu o parlamentar exemplificando que o coletor de forragem irá ajudar ao trabalhador rural que, além de desenvolver as atividades rurícolas, exerce a pecuária, cuja agregação faz se necessário para sobrevivência do homem do campo, defendeu Hermes agradecendo as manifestações de conforto e pesar que recebeu das mais variadas ordens em virtude do falecimento de sua mãe.

Já o edil Bega Redeiro (PR) agradeceu ao prefeito em ter cedido o veículo van para que jovens participantes dos jogos escolares se deslocassem até a cidade de Alexandria-RN para fazer o documento de identidade e retificou entendimento feito anteriormente sobre alienação da Van para aquisição de outro veículo, corrigindo que fosse adquirido novo veículo para transportar as pessoas doente para João Pessoa e o atual fosse disponibilizado para realizar viagens de pequeno percurso, como o transporte de atletas para participarem de eventos esportivos, sugeriu o parlamentar exemplificando que pela falta de veículo os desportistas terão que ir em vários carros pequeno para vizinha cidade do Rio Grande do Norte participar de jogos. Saraiva disse que mesmo não sendo tal alçada de competência do município, pediu ao prefeito para realizar roço na rodovia estadual, prioritariamente, no trecho do açude grande, que está obstruindo o trânsito de pedestres e ciclistas e, dessa forma, contribuindo para a ocorrência de acidente.

O senhor presidente João do Sabão (PMB) disse ser justo o roço na parede do açude, bem como que seja, pelo menos, adotada medida paliativa para amenizar o problema de bairros de nossa cidade que, com as chuvas causou alagamentos e buracos, sugerindo que fosse retirado material do terreno do município destinado para despejo do lixo e finalizando defendeu que a Van atual fosse disponibilizada para pequenas viagens.

Encerrando Geilson Linhares (PSC) agradeceu ao senhor prefeito pelo atendimento de pleitos dos parlamentares em prol do município apelando ao mesmo que tome medidas emergenciais para amenizar o problema de algumas ruas que se encontram praticamente intransitáveis, exemplificando a rua de Kamark e reconheceu que a parede do açude oferece risco aos pedestres que por ali transitam.

brejodocruzemfoco

 

Categorized in:

Política,

Last Update: 24 de junho de 2018