Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Show da Orquestra Sinfônica PB, nessa sexta em Sousa

Política

Show da Orquestra Sinfônica PB, nessa sexta em Sousa

Os moradores de Cajazeiras e Sousa terão esta semana um momento especial de contemplação da música de concerto. O Projeto OSPB nos Bairros – Edição Sertão vai levar a Orquestra Sinfônica da Paraíba a essas duas cidades, iniciando a programação 2018 com concertos gratuitos que terão regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do oboísta paraibano Alisson Azevedo.

Os concertos serão realizados nesta quinta-feira (26/04), na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, e na sexta-feira (27/04), na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Sousa, ambos com início previsto para às 19h. As igrejas são os espaços populares escolhidos para sediar os concertos do projeto OSPB nos Bairros, que tem como objetivo levar a música para moradores de comunidades da Capital e de outras cidades do Estado.

A presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Nézia Gomes, que estará nas apresentações, destacou as parcerias que viabilizam a ação: “O Projeto OSPB nos Bairros dá um salto importante este ano. Com o apoio da Brastex e do BNB, estamos conseguindo levar mais longe os concertos. E é uma alegria iniciar a temporada do projeto no Sertão. Espero que seja uma experiência mágica para o povo de Cajazeiras e Sousa”, destacou.

O maestro Luiz Carlos Durier falou em relação à expectativa para esses concertos: “Nós estamos muito felizes porque a orquestra está indo ao encontro das cidades do interior, especificamente essas duas cidades importantes do Alto Sertão da Paraíba”, disse Durier. “O nosso objetivo é nos aproximar para que as pessoas possam apreciar e conviver com a música sinfônica em suas cidades, para que elas tenham uma referência do que é uma orquestra sinfônica e para que elas passem a acreditar no nosso trabalho e naquilo que nós podemos fazer artisticamente pela Paraíba”.

Sobre as músicas que serão executadas, o maestro explicou que foi escolhido o que se chama de repertório ligeiro. “É aquela música que é de fácil assimilação, que é fácil de se manter na memória, de fácil compreensão. Esperamos que as melodias toquem os corações e as almas dos cajazeirenses e dos moradores do município de Sousa. Inclusive, nós gostaríamos de fazer um convite especial para que as cidades circunvizinhas estejam presentes nos dois concertos, tanto no de Cajazeiras, quanto no de Sousa”, finalizou.

Nos dois concertos os músicos vão executar músicas eruditas e populares: “The Pirates of Pezance – Abertura”, de Arthur Sullivan; “Concerto para Oboé e Orquestra”, Vincenzo Bellini, com o solista Alisson Azevedo; “Três Peças Nordestinas – No Reino da Pedra Verde, Aboio, Galope”, Clóvis Pereira; “Salut d’Amour”, Edward Elgar; “Marcha Fúnebre de um Marionete”, de Charles Gounod; “Original Rags – Ragtime”, de Scott Joplin; “Beatles Pot-pourri”, Artur Barbosa, e “Suíte Nordestina – Baião, Seresta, Maracatu e Frevo”, do Maestro Duda.

Regente – O paraibano de João Pessoa Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos e da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 2013. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares. Por dois anos consecutivos, regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.

Solista – O músico Allison Azevedo é natural de Catolé do Rocha (PB). Foi oboé solista da Orquestra de Câmara de João Pessoa, da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), oboísta estagiário da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), e oboísta da Banda Sinfônica José Siqueira. Detém o Bacharelado em Música, com habilitação em instrumento Oboé pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é especialista em Educação Musical e ensino das Artes, pela Universidade Cândido Mendes (UCAMPROMINAS). Atuou como docente de várias instituições e atualmente é discente do curso de Licenciatura em Música pela UFPB. É também chefe de naipe dos Oboés da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Dentre sua atuação como músico camerístico, pode-se sobressaltar intensa participação em variados grupos idealizados pelo professor Egon Figueroa (in memorian), onde pode vir a conhecer boa parte do trabalho arquitetado para as diversas formações camerísticas que incluem o oboé em sua composição. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos relevantes à área de Música de Câmara, dentro da formação de Trio de Palhetas, juntamente com os músicos Isaac Soares (fagote) e Lucas Andrade (clarinete).

Em sua formação, participou de master class com muitos professores de renome internacional. Dentre eles: James Ryon (The USA), José Medeiros (Brasil), Thomas Indermüller (Alemanha), Gordon Hunt (Inglaterra), Alex Klein (Brasil), Joel Gisiger (Brasil), Arcádio Minczuk (Brasil) e Alexandre Barros (Brasil).

Serviço:

OSPB nos Bairros – Edição Sertão

2º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da Paraíba – Cajazeiras

Dia: 26/04/2018 (quinta-feira)

Hora: 19h

Local: Catedral de Nossa Senhora da Piedade, Rua Padre Rolim, Centro – Cajazeiras (PB)

 

Regente: Luiz Carlos Durier

Solista: Allison Azevedo

Ingresso: Gratuito

3º Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da Paraíba – Sousa

Dia: 27/04/2018 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Rua Fausto Meira, Centro – Sousa (PB)

Regente: Luiz Carlos Durier

Solista: Allison Azevedo

Ingresso: Gratuito

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO